Banco Central vem à tona: mais de 200 chaves PIX vazaram; pode ser a sua?

Se você utiliza o PIX para realizar transações, saiba que os seus dados podem estar em perigo. Entenda o último vazamento de informações!



O Banco Central anunciou nesta terça-feira, 22, uma notícia que deixou muitos brasileiros preocupados com as suas finanças. De acordo com a instituição, 238 chaves PIX foram vazadas. Esse é o quinto vazamento de informações relacionado ao novo método de transferência instantânea desde o seu lançamento em 2020. Dessa vez, os prejudicados foram os clientes da Phi Serviços de Pagamentos S.A. (Phi Pagamentos).

Leia mais: Banco Central bate o martelo: Pix será ou não taxado pelos bancos?

Segundo o comunicado liberado pelo BC, a causa da situação foram algumas falhas pontuais nos sistemas da instituição de pagamentos. As informações vazadas são relacionadas aos dados cadastrais dos clientes, não tendo relação com as transações financeiras.

Em outras palavras, não houve vazamento das informações bancárias dos clientes, “somente” de seus dados pessoais. O Banco Central informou ainda que os mecanismos de segurança e monitoramento do PIX foram essenciais para diminuir a quantidade de informações as quais tiveram acesso.

Além disso, a autarquia ressalta que o caso já está sob investigação e pode resultar em sanções.

Como saber se fui vítima?

A Phi Pagamentos anunciou que irá entrar em contato com todos os usuários afetados. Em resumo, esse contato será realizado tanto por meio de sua plataforma digital quando pelo internet banking; contudo, vale ressaltar que esses serão os únicos canais para notificar o ocorrido.

Por isso, o Banco Central aconselha que os clientes desconsiderem possíveis e-mails, mensagens SMS ou ligações que afirmam ser da instituição para evitar golpes. Como dito anteriormente, o vazamento dos dados não significa que os dados dos clientes tenham sido expostos ao mercado.

Esses dados ficaram disponíveis durante um período, logo podem ter sido anotados por terceiros.

Vazamento de dados do PIX

Desde o seu lançamento em 2020, algumas instituições já registraram situações semelhantes. São elas:

  • 414,5 mil chaves vazadas do Banco do Estado do Sergipe em 2021;
  • 160,1 mil chaves vazadas da Acesso Soluções de Pagamentos em janeiro de 2022;
  • 2,1 mil chaves vazadas da Logbank Pagamentos em fevereiro de 2022;
  • 137,3 mil chaves vazadas da Abastece Aí em setembro de 2022.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário