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BYD Dolphin é extraordinário, porém ESSE detalhe tira todos do sério

Apesar dos seus diversos pontos positivos, o BYD Dolphin tem irritado os seus donos por causa de um pequeno detalhe. Veja qual é!



Desde que chegou ao Brasil, o BYD Dolphin tem se mostrado como o carro elétrico com o melhor custo-benefício do mercado. Ele é o veículo elétrico de entrada da BYD enquanto a montadora não lança o Seagull no país, o seu modelo menor e mais barato. Em relação aos demais carros elétricos que ficam na faixa entre R$ 140 mil a R$ 160 mil, o BYD Dolphin se mostra como a melhor opção.

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Vendido por R$ 149.800, o veículo chama a atenção por ser maior, mais confortável e melhor construído em relação ao Renault Kwid E-Tech (R$ 149.990), Caoa Chery iCar (R$ 139.990) e ao JAC E-JS1 (R$ 139.900). Entre os quatro, o Dolphin é o único construído em uma plataforma elétrica, a e-Platform 3.0 da BYD.

Pontos positivos do carro

O alcance do modelo elétrico é um dos principais destaques do BYD Dolphin. De acordo com o computador de bordo, o veículo exibe uma autonomia de 405 km com bateria a 100%. Para conseguir atingir a quilometragem indicada pelo modelo, basta dirigir no modo Eco e maneirar nas acelerações durante o trajeto.

Dessa forma, o indicado é dirigir o Dolphin com velocidades entre 90 e 120 km/h, sem forçar o motor nas subidas. Além disso, é melhor evitar dirigir muito tempo acima de 20 kWh/100km (conforme indicado no painel). Em relação ao seu consumo, a estimativa média é de 14,8 kWh/100 km.

Em relação à bateria, a sua capacidade é de 45 kWh, o que significa que ele chega aos 80% de carga em pouco tempo. Dos 30% aos 80% de bateria, o tempo estimado é de apenas 30 minutos. A sua potência também chama atenção, visto que os seus 70 kW são maiores do que os 48 kW do Kwid, 46 do E-JS1 e os 45 kW do iCar.

Ao converter isso para cavalos, temos 95 cv contra 65 cv, 62 cv e 61 cv, respectivamente.

Pontos negativos do BYD Dolphin

Mesmo chamando atenção e se tornando extremamente atrativo pelos diversos pontos citados acima, o Dolphin exibe um pequeno detalhe que acaba se tornando irritante. Ao rodar em baixa velocidade, até os 40 km/h, o modelo emite um zunido alto. Com isso, a sua direção na cidade, em que geralmente as velocidades ficam mais baixas, pode se tornar um tanto quanto complicada.

Esse zunido pode ser trocado nas configurações do veículo por uma musiquinha com sinos e mais baixa; porém, os sinos badalando a cada frenagem podem ser motivo de grande stress para alguns motoristas. De acordo com a BYD, todos os Dolphin serão atualizados over-the-air em breve, o que fará com que esse ruído seja eliminado.

Além disso, o carro também não se comporta muito bem em ruas sinuosas devido ao seu grande entre-eixos. Ao ser pilotado no modo Eco, que permite uma direção e suspensão mais leve, o Dolphin canta pneu a cada curva. Nessas situações, o mais indicado seria utilizar o modo Sport que, mesmo deixando a direção mais pesada, permite um maior controle do carro.




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