Já passou pela situação de contar um segredo para alguém e depois descobrir que todo mundo já sabia? Ou ainda, alguém já prometeu algo para você e depois “misteriosamente” esqueceu? Pois bem, existem algumas atitudes que podem fazer a confiança em alguém desmoronar mais rápido que construção de areia na beira do mar.
Leia mais: Checklist da armadilha emocional: 5 sinais de que você sofre manipulação
E o pior, às vezes nem percebemos que estamos fazendo isso. Então, vamos decifrar quais são esses deslizes comportamentais!
5 atitudes que estão acabando com a confiança que os outros têm em você
1. As pequenas “mentirinhas brancas”: parece bobagem, não é mesmo? Uma mentirinha aqui, outra ali, “ah, é só pra não magoar fulano“. Mas, acredite, mentira, mesmo pintada de branco, continua sendo mentira. E depois de um tempo, você passa a ser visto como aquele personagem dos desenhos que tem um nariz que não para de crescer.
2. Ameaças e manipulações, mesmo em “tom de brincadeira”: não, não é legal fazer chantagem emocional ou manipular as situações. Pode ser que funcione no curto prazo, mas no longo, as pessoas tendem a se afastar de quem age assim.
3. Boca de sino: sim, estou falando daquele hábito nada legal de sair espalhando segredos alheios. Quando alguém confia uma informação a você, isso é um voto de confiança, e ao quebrá-lo, você ganha um ticket direto para o clube das “pessoas não tão confiáveis assim”.
4. Prometeu, tem que cumprir: a vida é imprevisível, nós sabemos. Mas se virar moda não cumprir o que promete, as pessoas vão começar a desconfiar. É como dizer que vai levar brigadeiro na festa e aparecer com gelatina. Decepcionante, certo?
5. Fofoca, o esporte nacional: já dizia o ditado, se não tem nada de bom para falar, melhor não falar nada. Fofocar, além de criar um clima chato, mostra que você pode não ser confiável. Afinal, se fala dos outros, o que impede de falar de mim?