scorecardresearch ghost pixel



Cura até doença: afinal, o café é benéfico à saúde ou isso é papo de vó?

Veja se há e quais são os impactos positivos que o café pode ter na sua saúde.



O café é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, ficando atrás apenas da água. Isso se deve, além de seu sabor característico, aos seus efeitos estimulantes e a toda uma questão sociocultural envolvendo essa bebida. Será que o seu consumo atrapalha ou auxilia a saúde de alguma forma? É o que vamos descobrir.

Leia mais: Tem hora ‘certa’ para tomar café? Aprenda a potencializar o efeito da bebida

Claro, além de todas as características já bem conhecidas, o café também se destaca pelos benefícios que pode oferecer à saúde de quem consome. Achou que era mito? Confira quais são as vantagens da bebida para o bem-estar.

O poder do café na saúde

Não ache que ele é capaz apenas de dar energia e espantar o sono. Fique atento.

Antioxidantes e saúde cardiovascular

Um dos grandes benefícios do café para o bem-estar se dá graças ao fato de ele ser uma rica fonte de antioxidantes, como polifenóis. Esses compostos têm uma ação de combate aos radicais livres que danificam as células.

Dessa forma, diversos estudos relacionam o consumo em doses controladas de café à melhoria no sistema cardiovascular, já que o mesmo é muito influenciado pela ação dos radicais livres.

Redução do risco de diabete tipo 2

Outro benefício à saúde proporcionado pelo consumo é a possível redução no risco de adquirir diabetes tipo 2. Esse efeito é decorrente de certos compostos presentes na bebida, como o ácido clorogênico, que aumentam a sensibilidade à insulina e, consequentemente, a regulação do açúcar no sangue.

Assim, contribui para a proteção do indivíduo.

Protetor contra doenças neurodegenerativas

O café também oferece algumas vantagens à saúde neuronal, ao proteger o corpo de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e o Mal de Parkinson. Isso ocorre devido aos efeitos neuroprotetores da cafeína. Além disso, são serem utilizados para amenizar os sintomas em indivíduos que já têm a síndrome de Parkinson.

Proteção do sistema gastrointestinal

Além de todos os já comentados, o café também pode oferecer vantagens ao sistema gastrointestinal.

A presença do café acaba por estimular a liberação de certos hormônios que estimulam o movimento gástrico no intestino grosso e previne a inflamação. Além disso, o consumo com moderação do café está relacionado a uma menor ocorrência de câncer. Entre eles, o colorretal. Invista na bebida com cuidado e sinta-se melhor.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário