Se você tem várias espécies de plantas em casa, sabe que a falta de rega ou podas regulares afetam o seu desenvolvimento. Nesse sentido, é possível pecar pelo excesso e acabar cometendo certos erros, ao desconhecer suas restrições.
Veja também: Chamam dinheiro: 4 plantas atraem riqueza e abundância para sua casa
Ao observar a aparência da sua planta, é possível que ela esteja totalmente murcha ou com folhas secas. Esses aspectos refletem que algo a manutenção não está sendo realizada de forma adequada, comprometendo sua vitalidade.
Por que as plantas ficam amareladas?
Se as plantas estiverem firmes, mas amarelas, isso significa que ela não recebeu a quantidade de água adequada. Desse modo, é preciso cortar as partes que morreram, tentando replantar as raízes que continuam germinando.
A ideia de utilizar um vaso com uma nota de terra é mais indicada porque o solo antigo talvez tenha sido prejudicado. Afinal, a mistura de terras sem a proporção correta impede a absorção de nutrientes, que resulta em danos a longo prazo.
Cuidado para não exagerar na quantidade de água
Até os jardineiros mais experientes acabam encharcando por acidente mudas que pareciam estar secas. Diante desse risco, se a planta for muito delicada, utilize conta-gotas e não tente adivinhar a dose certa, pesquisa a respeito.
Lembre-se que cada espécie tem sua frequência ideal, pois os exageros vão fazer os caules murcharem. Infelizmente, essa condição é irrecuperável, obrigando o cuidador a descartar o vegetal, que acaba virando resíduo orgânico.
Dicas para impedir que a planta morra
- Identifique o período das regas e use um medidor para não cometer erros quanto ao excesso e à falta de água adicionada regularmente.
- Faça uma mistura de terra com pelo menos dois substratos diferentes e um pouco de húmus de minhoca, para fortalecer a absorção de vitaminas.
- Adicione compostos orgânicos como fertilizantes, entre cascas de frutas, legumes, borra de café e o líquido da composteira.
- Verifique periodicamente se há pragas, principalmente em árvores frutíferas, buscando aplicar o pesticida mais adequado.