Os nômades são trabalhadores que exercem as suas funções de forma online. Graças a isso, não precisam aparecer em pessoa em um escritório, muito menos viver em uma cidade ou país específico. O termo, bem como a prática do trabalho remoto, ganhou destaque durante a pandemia e segue sendo adotado por parte das empresas até hoje.
Leia mais: Adeus, home office: para 64,4% dos trabalhadores, vida piorou após a volta
Para onde os nômades estão indo?
Atualmente, a forma de trabalho impacta também na busca por lugares atrativos para exercer as funções com conforto. Segundo a pesquisa feita pela corretora Savills, que apontou quais são os 20 mercados de imóveis residenciais que se destacam pelo home office, a cidade de Dubai sai na frente como a preferida, deixando para trás Lisboa, que foi líder desse mesmo índice anteriormente.
Confira a seguir quais são as cidades que fazem parte dessa lista de 20 mercados, segundo o levantamento.
Trabalhadores seniores são atraídos pelos Emirados Árabes
O estudo ressalta que Dubai se destaca devido às instituições consolidadas que atuam no setor financeiro e as fintechs. Ambas estão avançando rapidamente e chamando atenção dos profissionais mais experientes que atuam pelo sistema híbrido. Boa parte desse grupo sofreu os impactos dos cortes de cargos no ramo da tecnologia, onde as demissões passam dos 200 mil casos.
O pesquisador do Oriente Médio da Savills, Swapnil Pillai, explicou que o cenário dos afetados em companhias globais do setor direciona esses profissionais a explorar a cidade e se apoiar em setores em crescimento.
A lista dos destinos procurados pelos nômades inclui:
- Dubai;
- Málaga;
- Miami;
- Abu Dhabi;
- Lisboa;
- Barbados;
- Barcelona;
- Palma;
- Algarve;
- Santa Lucia;
- Ilhas Cayman;
- Dubrovnik;
- Malta;
- Antígua;
- Côte d’Azur;
- Ilhas Maurício;
- Atenas;
- Chipre;
- Bahamas;
- Toscana.
As informações divulgadas destacam que os executivos estão em busca de cidades costeiras. Eles preferem climas quentes e locais com acesso facilitado aos aeroportos. A lista evidencia que Lisboa caiu algumas posições por causa da elevação nos preços dos aluguéis. Miami, que ocupa a terceira posição, está se destacando justamente pelo preço do aluguel e suas praias.