Uma grande massa de ar frio começará a se deslocar do Sul para o restante do Brasil a partir de hoje (25), derrubando a temperatura em diversos estados que estavam sofrendo com o calor. O frio será sentido no Sul, Centro-Oeste e Sudeste, podendo chegar até mesmo ao Sul da região amazônica, no Norte do país.
Veja também: Anvisa proíbe venda de produto popular por casos de intoxicação alimentar
Dessa forma, esta madrugada já registrou temperaturas mínimas consideráveis no Rio Grande do Sul, de 4,9ºC em Herval e 5ºC em Pedras Altas. Nesta sexta (25), o frio avança pelo Paraná e chega ao Leste do estado de São Paulo. Já no sábado (26), a temperatura mínima sofre uma queda no sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Mato Grosso do Sul.
Em contrapartida, a frente fria não conseguirá gerar muito efeito no Centro do país, porém irá trazer um alívio do calor extremo e chuva para alguns pontos. Assim, Cuiabá que vinha registrando altas de 40ºC, terá uma queda de quase 10ºC, registrando 28ºC neste final de semana.
Frio marca presença no fim de semana
Se você estava planejando aproveitar o extremo calor do início da semana na praia neste sábado ou domingo, é melhor mudar os planos. De acordo com a previsão do tempo, as máximas de São Paulo irão cair para 16ºC no sábado e entre 15ºC e 16ºC no domingo. Assim, as mínimas ficarão em torno de 11ºC no domingo e na segunda.
Além de São Paulo, o frio será sentido também no Sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no sul capixaba. No final de semana, a temperatura irá despencar no Rio de Janeiro, com as menores mínimas no domingo, pouco acima dos 20ºC. No sul de Minas, algumas cidades terão mínimas entre 10ºC e 12ºC na tarde de domingo.
Vale destacar que em algumas áreas o frio virá acompanhado de chuvas, como no Rio de Janeiro. Assim, as temperaturas baixas virão juntamente com chuva e vento, o que irá reforçar a sensação de frio para os cariocas. Por fim, temperaturas negativas poderão ser registradas no Rio Grande do Sul, com mínimas de -2ºC no sábado na região da Campanha.