Você é daqueles que não vive sem uma xícara de café? A bebida é uma das mais apreciadas no mundo todo e traz diversos benefícios para a saúde, como aumentar a energia, o humor e o foco.
Veja também: Sabor real: como armazenar o café para preservar seu gosto e aroma
Mas você sabia que o café também pode causar dependência e abstinência? Isso mesmo, se você parar de consumir a cafeína de repente, pode sofrer com alguns efeitos colaterais indesejados.
A cantora Adele sabe bem como é isso. Em um show em Las Vegas, ela contou que está sofrendo com tremores e fortes dores de cabeça desde que decidiu largar o café. Ela chegou a dizer que “parar de tomar café é mais difícil do que parar de fumar”.
Consumo de café e seus efeitos
Segundo a nutricionista e professora da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs), Rochele Boneti, cafeína é uma substância que atua no sistema nervoso central, estimulando alguns receptores que estão relacionados ao cansaço, ao bem-estar e à atenção. “Quando a gente consome muita cafeína, esses receptores ficam sempre ativados, diminuindo a sensação de sonolência”, destacou em entrevista ao site do Correio do Povo.
Sintomas da abstinência de café
Contudo, quando a pessoa interrompe o consumo da cafeína, esses receptores ficam desregulados e causam a abstinência. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são:
- Cansaço;
- Sono;
- Irritabilidade;
- Dificuldade de concentração;
- Tremores;
- Dores de cabeça.
Os riscos do consumo excessivo
Além da abstinência, o consumo excessivo de café pode trazer outros problemas de saúde a longo prazo, como doenças cardiovasculares, desidratação e insônia. Por isso, é importante moderar a ingestão da bebida e não ultrapassar cinco xícaras por dia.
Dicas para quem deseja parar
Então, se você quer parar de beber café, a dica é ir reduzindo o consumo aos poucos, para evitar os efeitos da abstinência. Rochele sugere que comece diminuindo para três xícaras na primeira semana, depois para duas na segunda semana e assim por diante. Além disso, é possível optar pelo café descafeinado, que possui menos cafeína e mantém o sabor da bebida.