Após um início de semana com chuvas e temperaturas baixas no Sul e no Sudeste brasileiro, a previsão do tempo deve mudar nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a porção central do Brasil, o interior do Nordeste e o sul da região Norte irão registrar altas temperaturas, baixa umidade e tempo seco no restante da semana.
Leia também: Entre subir e cair: veja previsão da Aneel para conta de luz de setembro
Já no Sudeste, o tempo chuvoso abre espaço para o tempo seco, tanto em São Paulo quanto no sul de Minas Gerais. Segundo a previsão, a umidade relativa do ar nessas áreas deve ser inferior a 30%. Em contrapartida, o noroeste do Amazonas está com previsão de volumes de chuva maiores do que 50 milímetros, em razão da junção do calor e da alta umidade. No restante das áreas do Norte, o tempo também ficará firme, sem presença de chuvas.
Dessa forma, a temperatura em São Paulo subirá gradativamente até o final de semana. Para hoje (30), a temperatura mínima prevista é de 14ºC, enquanto a máxima será de 22ºC. Já para o sábado, a temperatura mínima sobe para os 16ºC, enquanto as máximas atingem os 28ºC.
Massa de ar quente e seco chega ao Centro-Oeste
De acordo com a previsão do Inmet, uma nova massa de ar quente e seco chega ao Centro-Oeste, fazendo com que o tempo continue estável e sem possibilidade de chuvas em toda a região. No entanto, a exceção é para a divisa entre Goiás e o Distrito Federal, no qual há previsão de chuvas maiores que 30 milímetros. Por outro lado, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, segue a previsão para baixa umidade relativa do ar.
A Região Sul também deve ficar com tempo seco e sem chuvas no início da semana. Contudo, a partir de sábado (2), uma nova frente fria chega a região e causará chuvas superiores aos 50 milímetros. A previsão dos precipitados é para o noroeste do Rio Grande do Sul e oeste e sul de Santa Catarina. No norte do Paraná, o tempo permanece seco e sem chuvas.
Por fim, o Nordeste segue a mesma previsão: tempo seco e sem chuvas. Além disso, os estados da região irão contar com baixos valores de umidade relativa, principalmente no Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão. Chance de chuvas na costa leste da região, principalmente no litoral baiano.