scorecardresearch ghost pixel



Entre subir e cair: veja previsão da Aneel para conta de luz de setembro

Aneel finalmente divulgou a previsão para a conta de energia do mês de setembro em todo o país. Saiba se ela ficará mais barata!



Com setembro se aproximando, os consumidores começam a se questionar sobre os valores da conta de energia do mês em questão. Já adiantamos que é preciso estar sempre de olho nas decisões divulgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), visto que elas podem influenciar diretamente na fatura da conta de luz.

Leia mais: Tarifa Social de Energia Elétrica reduz conta de luz em até 65%; veja como

Inclusive, a Aneel anunciou recentemente qual será a bandeira tarifária adotada no mês de setembro. Por meio dela, os consumidores descobrem se precisarão pagar um valor a mais na tarifa, no caso das bandeiras amarelas e vermelhas, ou se não haverá um adicional, no caso da bandeira verde.

Energia ficará mais barata em setembro?

De acordo com o anúncio feito pela Aneel, a bandeira verde continuará em vigência ao longo do mês de setembro. A decisão é válida para os consumidores vinculados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A medida foi tomada devido ao nível favorável dos reservatórios das hidrelétricas brasileiras. Vale ressaltar que a SIN é a malha de linhas de transmissão responsável pelo fornecimento de energia elétrica entre as usinas e os consumidores brasileiros.

Ao manter a bandeira, não haverá cobrança extra na contra de energia de setembro. Além disso, a previsão da Aneel é de que essa bandeira permaneça também nos próximos meses: “Pelos dados analisados pela área técnica da Agência, permanece a expectativa de que a bandeira se manterá na cor verde até o final de 2023”, afirmou a agência.

Desse modo, a bandeira tarifária está estabelecida na verde desde abril do último ano, época em que foi encerrada a vigência da medida relacionada à escassez hídrica. Assim, quando há um cenário crítico nos reservatórios das hidrelétricas, é necessário acionar o fornecimento de energia por meio das termelétricas. Com isso, aumenta o custo na geração de energia, logo o cenário energético no país piora consideravelmente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário