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É golpe: veja como funciona o truque da mangueira e evite prejuízo

Após a denúncia de um consumidor, o golpe da mangueira se tornou um assunto frequente nas redes sociais. Veja como ele ocorre na prática.



Abastecer o carro se tornou um motivo de dor de cabeça para os motoristas, não apenas pelo preço do combustível mas também pelo aumento dos golpes que estão sendo aplicados nos postos de gasolina. Após um vídeo circular na internet mostrando a “bomba fantasma”, onde o preço continuava subindo mesmo sem nenhum combustível sair dela, os condutores estão mais preocupados.

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E essa não é a única fraude que está dando prejuízos ao consumidor. O novo golpe da mangueira virou destaque nos jornais e nas redes sociais após um consumidor postar um vídeo comprometedor. De acordo com o motorista, os postos de combustível deixam de fornecer aos seus clientes cerca de um litro pago.

Como funciona o golpe da mangueira?

No registro, o motorista afirma que o golpe acontece sempre que o frentista ou outro profissional do posto realiza o abastecimento do veículo com a mangueira dobrada. Dessa forma, cerca de um litro do combustível deixa de chegar até o tanque do carro, mesmo que ele saia da bomba.

A solução para esse problema é bem simples. O condutor que foi lesado pelo golpe informou que basta esticar a mangueira sobre o carro. Com isso, o combustível que estiver parado na mangueira da bomba irá chegar até o tanque do veículo, dessa forma, terá a certeza de que o abastecimento foi referente ao do valor pago.

Postos afirmam que a situação não é bem essa

De acordo com a Wayne e a Gilbarco Veeder-Root, responsáveis pela distribuição de produtos para os postos que sofreram a denúncia, e a Raízen, distribuidora de combustível da Shell no Brasil, a situação não é bem essa. Segundo os comunicados das empresas, a dica do cliente para evitar o golpe tem uma lógica, mas é desnecessária.

Isso, porque os condutores não estariam sendo lesados pelos postos de combustíveis, mesmo que algum líquido fique parado na mangueira durante o abastecimento. Conforme o explicado pelas distribuidoras, ao iniciar o abastecimento de um carro, já há um volume parado na mangueira do abastecimento anterior, ou seja, seguindo apenas esse raciocínio, o fato já é suficiente para compensar a eventual perda causada pela mangueira dobrada.

Além disso, a mangueira é responsável somente por levar o combustível da bomba até o tanque do carro. De acordo com a exigência do Inmetro, ela não pode ser flexível. Ademais, o bico de abastecimento também tem válvulas que impedem que esse combustível retorne para a bomba, ficando então parado na mangueira até o próximo abastecimento. Dessa forma, esticar ou não o utensílio não irá afetar o volume abastecido.




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