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Cliente tem prejuízo de R$ 2.600 após sofrer golpe em posto de gasolina

Caso registrado na Região Metropolitana de Porto Alegre envolve a venda de produtos adicionais não solicitados.



A Polícia Civil do Rio Grande do Sul está investigando um suposto golpe ocorrido em um posto de combustível da Região Metropolitana de Porto Alegre, capital do estado gaúcho. A suspeita é que funcionários de uma rede de postos tenha praticado crime de estelionato contra os clientes.

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Uma mulher que foi vítima do esquema relata que foi ao local abastecer R$ 50, mas acabou gastando R$ 2,6 mil com produtos adicionais não solicitados. Os valores foram devolvidos após a consumidora denunciar o caso.

Segundo a titular da Delegacia do Consumidor, Carolina Jacobs, os clientes devem buscar locais confiáveis para evitar o golpe. “O importante é que sempre o consumidor procure um posto de sua confiança ou um mecânico de sua confiança para realizar esse tipo de serviço”, alerta.

Funcionamento do golpe

A reportagem da RBS TV, emissora local, apurou que os frentistas simulam problemas nos veículos para vender produtos desnecessários para os motoristas, como óleo, líquido para o limpador e outras mercadorias.

Um ex-frentista contou que os funcionários utilizam técnicas como manter uma seringa com óleo queimado no bolso do jaleco para mostrar ao cliente, entre outros truques. Os maiores alvos dos golpistas são idosos, mulheres e pessoas com carro novo.

A consumidora, que preferiu não ser identificada, relatou ter sofrido um prejuízo de R$ 2,6 mil após os frentistas adicionarem ao veículo uma série de produtos dos quais ela não precisava. Além disso, os preços estavam superfaturados, já que um frasco de limpa-bico injetor com preço médio de R$ 23 foi vendido a R$ 149.

Rede de postos responde

A rede de postos Valvic, onde o caso ocorreu, afirmou que vai apurar as denúncias e que já demitiu os funcionários envolvidos no golpe. A empresa garantiu que já devolveu o dinheiro da vítima e que estabeleceu um código de conduta que prevê demissão aos frentistas que cometerem fraudes.

Em nota, a Ipiranga afirmou que “sempre avalia todos os casos envolvendo consumidores e disponibiliza canais de atendimento pelos telefones 3003-3451 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-720-5356 (demais regiões), além do site da empresa: www.ipiranga.com.br“.




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