Em risco: deixar o celular nesses lugares irá prejudicar a sua saúde

Médicos apontam que usar o celular nesses locais pode acarretar problemas de saúde não só para você como para pessoas em volta.



Não é novidade que os celulares praticamente se tornaram uma extensão do corpo humano e que, hoje, os dispositivos raramente saem das mãos dos usuários. Com isso, costumam “transitar” em diversos tipos de lugares. É justamente esse fator que a saúde de muitas pessoas, sem que elas sequer saibam, pode acabar prejudicada.

Leia mais: Não seja um alvo: códigos revelam se seu celular foi ou está hackeado

A ferramenta inseparável pode ser fonte de uma série de problemas que afetam o bem-estar dos usuários, sobretudo, daqueles que usam o dispositivo incontrolavelmente. Os aparelhos podem influenciar em questões que vão da insônia, passando pela facilidade na transmissão de microrganismos e influenciando até mesmo a infertilidade.

Conforme aponta as informações divulgadas, há locais para evitar quando quiser deixar o celular, a fim de garantir não só o bem-estar como a segurança. Confira a lista desses lugares destacados por médicos.

Pela saúde: lugares para evitar deixar o celular

O hábito de transitar com o celular em todo o tipo de lugar pode gerar problemas que afetam não só o próprio usuário como também as pessoas que convivem com ele. Especialistas apontam que esses lugares são inapropriados e inseguros. O nível do prejuízo não reduz só porque o celular está sendo usado em um momento particular.

Segundo o portal Viva Bem Uol, um dos espaços que o aparelho não deve encostar é diretamente no corpo, ou seja, manuseá-lo no colo, colocar dentro do sutiã ou no bolso da calça pode ser prejudicial. Por quê?

O uso do celular sobre as coxas influencia em toda a posição do corpo, deixando a cabeça inclinada para baixo e ainda sobrecarregando a coluna. Com isso, problemas podem surgir, como a síndrome do pescoço de texto, que causa lesões na região do pescoço.

Há estudos que falam sobre o contato com o celular dentro do sutiã que, ao longo dos anos, pode proporcionar o desenvolvimento de câncer de mama em mulheres jovens. Já no bolso da calça, ele pode desencadear infertilidade por exposição à radiação e até mesmo ferimentos, pois a pessoa pode cair e se machucar com o aparelho.

Também é importante evitar colocar o telefone ao lado da cama, pois as suas notificações e a luz azul de alta intensidade influenciam negativamente no sono. O mesmo vale para colocar embaixo do travesseiro, pois também pode gerar acidentes, como incêndios, se o celular superaquecer.

Quem costuma passar minutos no banheiro com o celular deve procurar evitar esse hábito, tanto pela contaminação a qual o aparelho fica exposto quanto porque a posição de “sentado no vaso” pode desenvolver hemorroidas. Se o celular foi exposto às bactérias no banheiro, evite levá-lo para a cozinha.

Dessa forma, você pode acabar tendo intoxicações alimentares.

Isso se estende para as mesas das refeições; no entanto, nessa situação, o uso do celular nesse local também atrapalha na hora de comer, tirando a atenção dessa tarefa de mastigar e se sentir saciado. Inclusive, pode até mesmo gerar ansiedade, fazendo com que a pessoa coma mais rápido, engula ar e, consequentemente, sofra com os gases.

Outro lugar para se evitar é o carrinho do bebê. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que bebês de até 2 anos não devem ter acesso às telas para que elas não influenciem negativamente as habilidades mentais e cognitivas.

Por fim, o carro sem suporte é um dos espaços a evitar, sobretudo, por causa da distração e dos riscos de criação de acidentes. O melhor a se fazer é investir no suporte e não deixá-lo solto em algum local do painel, pois pode até mesmo te dar uma multa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário