O Google Maps é amplamente utilizado para encontrar endereços e calcular rotas, mas acaba coletando e armazenando, para isso, uma vasta gama de dados pessoais dos usuários. Para cada usuário ele sabe “lembra”, por exemplo, os lugares que pesquisou e visitou.
Leia também: Após e-mail interno do Google vazar, usuários têm acesso às novidades do Android
E o histórico vai mais longe. Além dos detalhes sobre a cidade onde você está e os dados do seu dispositivo, o Google também pode rastrear informações como os países, cidades, pontos turísticos e locais que você já visitou no passado. Além disso, a empresa guarda registros de todas as pesquisas realizadas e o tempo em que você utiliza o Maps.
Segundo o Google, a coleta desses dados é fundamental para a criação de um sistema personalizado de anúncios, algo que não é exclusivo da empresa, mas sim uma prática comum entre diversas plataformas digitais.
A capacidade de compreender os hábitos e comportamentos online dos usuários permite que as empresas exibam anúncios mais direcionados e eficazes, adaptados a cada perfil. No caso, o Google utiliza essas informações para oferecer mapas personalizados, recomendações baseadas em locais visitados e muito mais, conforme explicado pela empresa em seu site.
Porém, a coleta intensiva de dados levanta questões sobre a privacidade e a maneira como essas informações são utilizadas. Especialistas apontam que, na era atual, os dados são uma moeda valiosa, muitas vezes com um valor maior do que o próprio dinheiro.
Veja como desativar o histórico de lugares que pesquisou e visitou
O Google Maps rastreia e armazena informações sobre os locais visitados pelos usuários, permitindo a criação de uma linha do tempo personalizada. Isso inclui detalhes sobre os lugares, horários e rotas percorridas. A funcionalidade pode ser desativada nas configurações do aplicativo.
Isso não é feito sem o seu consentimento, no entanto. A autorização é feita ao aceitar os termos do serviço, mas é possível interromper a coleta de dados a qualquer momento. Para fazer isso, siga o passo a passo:
- Abra a linha do tempo do Google Maps;
- Clique em Configurações;
- Pausar histórico de localização.
Além disso, o aplicativo Google Fotos também rastreia a localização das imagens, revelando onde cada foto foi tirada. Os usuários podem desativar essa funcionalidade nas configurações do app:
- Abra o Google Fotos;
- No canto superior direito, clique em Configurações;
- Selecione a guia Compartilhamento;
- Clique em Ocultar dados de localização da foto.