scorecardresearch ghost pixel



Google notificará usuário quando seus dados de contato aparecerem na internet

Usuário será informado caso informações como endereço, telefone ou e-mail sejam disponibilizadas no mecanismo de busca.



O Google anunciou uma mudança que promete garantir mais controle dos usuários sobre suas informações pessoais, em especial, seus dados de contato. A gigante da tecnologia começará a enviar notificações caso esses elementos apareçam nos resultados da busca.

Leia mais: Fim da internet fixa? Sem cabo, modem 5G gera conexão de fibra ótica

Sempre que a ferramenta de busca detectar dados como telefone, endereço ou e-mail, a pessoa será notificada, podendo analisar e até solicitar a exclusão das informações dos resultados de pesquisa da plataforma. O aviso será enviado pelo Google ao smartphone cadastrado pelo usuário.

Resultados sobre você

O recurso, identificado como “Resultados sobre Você”, foi lançado em setembro de 2022 e está disponível nas versões mobile e web. Após a atualização, não será preciso fazer uma pesquisa sobre você mesmo para ter acesso a ele.

Assim, bastará inserir suas informações pessoais para visualizar automaticamente todos os sites que contenham informações correspondentes, facilitando a revisão de qualquer página online. Também ficará mais fácil solicitar a remoção dos dados do mecanismo de busca.

Antes do lançamento da novidade, era preciso realizar uma pesquisa por suas informações e enviar um formulário ao Google pedindo a remoção do conteúdo. A mudança demonstra a preocupação da empresa com a divulgação de informações indesejadas.

Remoção das informações

Embora seja removida dos resultados de busca do Google, a informação não sai completamente da web enquanto a página estiver online. Durante esse período, as pessoas que entrarem no site ainda conseguirão ter acesso a ela.

O Google também tem regras específicas sobre conteúdos que podem ser removidos de sua busca, sendo impossível, por exemplo, retirar dados advindos de páginas governamentais ou de instituições de ensino.

Mesmo com a limitação, a novidade torna menos burocrática a remoção de informações pessoais do Google. O recurso já está disponível nos Estados Unidos, mas deve chegar a outros países em breve.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário