Acredite se quiser, mas o carro mais vendido do Brasil em 2023 não é nenhum um tradicional hatch nem um robusto SUV. O modelo preferido dos consumidores, com incríveis 60,9 mil unidades emplacadas no primeiro semestre, foi a Fiat Strada.
Leia mais: Fim da linha: produção de 7 carros será descontinuada ainda em 2023
A popularidade da picape é resultado de uma mistura de boas opções de motores, conforto, versatilidade e amplo espaço de carga. A líder absoluta do ranking ultrapassou com tranquilidade o segundo lugar, ocupado pelo Onix.
Versatilidade é a marca da Fiat Strada
O automóvel consegue oferecer a combinação que o comprador desse tipo de modelo busca: cabine confortável com 5 lugares e caçamba espaçosa. A picape é uma excelente escolha tanto para o transporte de cargas quanto para passear ou viajar com a família.
A Fiat oferece a Strada em seis versões diferentes, com cabines, motores e câmbios variados. Cada motorista pode escolher a configuração que mais lhe agrada e atende às suas necessidades.
Outro fator que contribui com a preferência dos consumidores é a eficiência dos motores. Eles vão desde uma versão 1.4 com consumo médio de 11,9 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina; até um motor 1.3 mais potente que consome de 12,4 km/l a 14 km/l, dependendo do câmbio.
Capacidade não deixa a desejar
Além da economia buscada por todo brasileiro, mais uma característica que garante o sucesso da Fiat Strada é a capacidade de carga do veículo. A versão de cabine simples tem volume de 1.354 litros e suporta até 650 kg, enquanto as versões de cabine dupla, com 844 litros de volume, têm capacidade para 600 kg.
Vale também destacar a falta de concorrentes no mercado que batam de frente com o modelo no segmento de picapes. Hoje, rivais como a Volkswagen Saveiro não oferecem o mesmo espaço ou a versatilidade do carro da Fiat, nem tampouco sua economia.