Nem sempre é questão de força, porque certas embalagens a vácuo realmente exigem uma técnica de abertura. Nesse caso, geleias e outras compostas precisam de muito cuidado, porque se o vidro quebrar, podem ocorrer acidentes.
Veja também: Fim das moscas em casa! 7 truques naturais para nenhuma chegar perto
Portanto, colocar muita pressão sobre determinados recipientes é um risco, dado que há maneiras que facilitam a tarefa. Sendo assim, confira uma das dicas que garante a abertura de potes de azeitona, molhos e demais preparos.
Esta é a dica para abrir a tampa com facilidade
Um dos truques mais compartilhados em relação à quebra de tampas de alumínio é o da água quente. Logo, é preciso aquecer um pouco de água na panela, desligando o fogo antes do ponto de fervura, quando começam a surgir bolhas.
Em seguida, basta colocar o pote de molho virado com a tampa para baixo, usando luvas térmicas ou um pano. Após 30 segundos, coloque um tecido seco e rosqueie em sentido horário, até ouvir um barulho de que a cola soltou.
Tenha cuidado ao tentar destampar compotas
Outra recomendação é que as pessoas evitem usar objetos pontiagudos, como lâminas, estiletes e facas. Diante desse conselho, vale lembrar que as experiências envolvendo cortes por desatenção, infelizmente não são nada raras.
A maneira correta é rosquear, descolando o lacre que prende a borda ao canto do reservatório. Dessa forma, se as instruções acima não derem certo na primeira vez, volte a repetir, buscando remover a barreira de ar que segura as duas partes.
Outras dicas para abrir potes que parecem impossíveis
Essa alternativa não funcionou? A próxima tentativa exige que você coloque uma bacia grande embaixo do vidro. Na sequência, vire o pote de cabeça para baixo, como se estivesse tentando desafogar alguém, e procure rosquear novamente.
Para potencializar a despressurização, dê batidas leves na tampa, porque esse estímulo gera movimento, furando as bolhas de ar. Essas dicas vão te ajudar a abrir aquele pote de vidro sem esgotar suas energias, porque não é força, mas jeito!