scorecardresearch ghost pixel



Fim da dúvida: afinal, posso ou não recarregar o celular durante a noite?

Recarregar o celular durante a noite é um dos hábitos mais comuns entre usuários de todo o mundo, mas será que a ação é recomendada?



Com o avanço da tecnologia e do constante uso de aparelhos eletrônicos por usuários de todo o mundo, uma das principais questões a serem levadas em consideração durante a compra é a bateria de cada um deles. Quem não quer mantê-la preservada? Bem, se esse é o seu desejo, saiba se é recomendado carregar o celular durante a noite.

Leia mais: Pare agora! 7 hábitos ruins que detonam com a bateria do seu celular

De acordo com Peter Simpson, diretor da Simpower Battery Specialists, as baterias podem ser imprevisíveis, caso não sejam manuseadas com cuidado e da maneira correta. Assim, deixar os telefones carregando durante a noite pode ser uma prática arriscada. O principal motivo para isso é o que a ciência chama de “fuga térmica”.

O fenômeno acontece quando uma célula chega a uma temperatura específica, desencadeando uma reação em cadeia que pode gerar um incêndio ou explosão. Uma vez que essa reação é iniciada, ela não pode ser interrompida até que termine. Além disso, o uso de baterias falsificadas e de baixa qualidade aumenta ainda mais o risco para os usuários.

Como carregar o celular da forma correta?

Para carregar o seu smartphone e os demais aparelhos que utilizam bateria, o primeiro passo é evitar o aquecimento do mesmo. Dessa forma, caso o seu aparelho esteja conectado à tomada, e você perceba que ele esquentou, o melhor é desligar e esperar esfriar. O calor excessivo pode causar a explosão do mesmo.

Ademais, mesmo que muitas pessoas achem uma grande besteira utilizar o carregador original do aparelho, essa medida pode verdadeiramente salvar vidas. Isso, porque o carregador de fábrica foi desenvolvido para a bateria exata do aparelho em questão. Com isso, mesmo que sejam mais baratos, os carregadores paralelos podem acabar causando um grande problema para os proprietários a longo prazo.

Por fim, siga as palavras dos especialistas e não carregue o seu celular durante a noite. Além de aumentar o risco de acidentes, essa atitude diminui a vida útil da bateria do telefone. E se você ainda tem o hábito de colocar o telefone embaixo do travesseiro, pare imediatamente com isso. Tampar o aparelho pode gerar ainda mais calor e possibilitar um verdadeiro desastre que pode custar a sua vida. Não se arrisque assim.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário