Se você é um usuário fiel do Facebook Messenger Lite, é hora de se preparar para uma mudança. O aplicativo de mensagens mais leve da popular rede social será descontinuado em breve. Entenda por que e para onde as pessoas deverão migrar, agora que a determinação foi divulgada.
Leia mais: Se Facebook vazar seus dados, ele pode ser obrigado a te pagar R$500
Foi anunciado recentemente que o Messenger Lite não poderá mais ser baixado na Google Play Store e que as suas atividades serão completamente encerradas em 18 de setembro. Vamos entender o que está acontecendo.
Fim de uma era
O Messenger Lite foi projetado para atender às necessidades de quem usa uma conexão de internet mais lenta ou está preocupado com o uso dos dados móveis. Ele oferece uma interface simplificada e requer menos armazenamento, especialmente em comparação com o aplicativo de mensagens tradicional do Facebook.
Infelizmente, a partir de agora, os usuários vão receber mensagens de aviso para migrar para o Messenger regular, a fim de continuar as conversas. Se você já tem o Messenger Lite instalado em algum momento, ainda pode acessá-lo; porém, não é possível mais baixá-lo pela Google Play Store, se você for um novo usuário.
Essa situação seguirá dessa forma até meados de setembro, quando os servidores do Messenger Lite serão desligados permanentemente. Para os usuários de iPhone (iOS), o aplicativo disse adeus ainda em 2020.
Ainda não temos uma declaração oficial da Meta, a empresa dona e administradora do Facebook, sobre os motivos exatos do porquê encerrar o Messenger Lite agora, apesar da sua popularidade. Especula-se que isso possa estar relacionado ao aumento no uso do Messenger principal. Isso levanta a possibilidade de a empresa estar focada em aprimorar a sua plataforma principal para torná-la mais completa.
A Meta também está empenhada em tornar os seus aplicativos mais seguros para o compartilhamento de mensagens e imagens. Com a expansão dos testes de criptografia de ponta a ponta, a empresa planeja ativar essa opção por padrão no Messenger até o final do ano.
Vale lembrar que o Messenger deixará de suportar mensagens SMS a partir de 28 de setembro de 2023.
Facebook Lite é uma opção
Com o encerramento do Messenger Lite, os usuários são aconselhados a migrar para a versão principal do Messenger ou para o Facebook Lite. Dependendo da situação, pode ser necessário desinstalar outros aplicativos ou liberar espaço no celular para acomodar o novo mensageiro. Portanto, esteja preparado para essa mudança e escolha a opção que melhor se adapte às suas necessidades de comunicação.