Google inova e cria robô com ‘alma’; veja do que ele é capaz de fazer

Essa revolução silenciosa está mudando a forma como as máquinas interagem com o mundo ao seu redor, tornando-as muito mais adaptáveis.



As máquinas estão ganhando uma nova dimensão na era da inteligência artificial, e a Google está liderando esse avanço com uma inovação incrível: a instalação de uma “alma” nos seus robôs. Essa revolução silenciosa está mudando a forma como esses seres mecânicos interagem com o mundo ao seu redor, tornando-as muito mais inteligentes e adaptáveis.

Leia também: Inteligência artificial: 2 formas de fazer dinheiro com a tecnologia do futuro

Imagine um robô de um só braço posicionado diante de uma mesa com figuras plásticas de um leão, uma baleia e um dinossauro. Agora, instrua-o a pegar o “animal extinto”. Antes, essa tarefa teria sido impossível para um robô, mas não para o novo modelo RT-2 da Google. Com um movimento mecânico, o robô estende seu braço e agarra o dinossauro. Esse é apenas um exemplo do poder que a inteligência artificial está trazendo.

Linguagem de inteligência artificial

O Google está integrando modelos avançados de linguagem de inteligência artificial aos seus robôs, dando-lhes algo equivalente a cérebros artificiais. Agora, ao invés de serem programados para tarefas específicas, esses robôs podem aprender habilidades por conta própria. É como se cada máquina tivesse seu próprio “ChatGPT” na cabeça.

O novo modelo RT-2 é capaz de interpretar imagens, o que é essencial para sua navegação no mundo real. Ele pode transformar instruções em ações, algo que era impensável para modelos anteriores.

Durante uma demonstração, o RT-2 realizou várias tarefas complexas, incluindo seguir instruções em diferentes idiomas e fazer conexões abstratas entre conceitos relacionados. É surpreendente ver como essas máquinas estão se tornando cada vez mais inteligentes e autônomas.

Obstáculos a serem superados

Claro, ainda existem alguns obstáculos a serem superados. Às vezes, o robô pode fazer identificações incorretas de objetos, mas os pesquisadores da Google estão confiantes de que essas máquinas equipadas com linguagem serão extremamente úteis em diversos setores, como armazéns, medicina e até mesmo na assistência doméstica.

Quando se trata de preocupações com riscos, a Google está tomando medidas para garantir a segurança. O RT-2 possui sensores para evitar colisões e um software avançado que previne ações prejudiciais. A empresa está ciente da responsabilidade de criar robôs inteligentes e conscientes de seu ambiente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário