scorecardresearch ghost pixel



Home Office: será que realmente somos mais produtivos em casa?

Pesquisa mostra que enquanto muitos funcionários sentem que são mais produtivos em casa, seus superiores geralmente têm a impressão oposta.



Pijama, café quentinho, e o seu pet de estimação fazendo companhia. Isso soa como o escritório dos sonhos ou um pesadelo de produtividade para você? Com a revolução do trabalho remoto, o famoso home office, a resposta tornou-se um grande tema de debate.

Leia também: A verdade sobre a jornada de 4 dias que muita gente não quer aceitar

A visão do CEO do Zoom, pregando a volta ao ambiente de escritório, fez muitos coçarem a cabeça. Se até mesmo uma empresa que cresceu exponencialmente com o trabalho remoto quer seus funcionários de volta aos cubículos, onde estamos errando – ou acertando?

Entenda o estudo de Stanford

Os modelos de trabalho sofreram reviravoltas nos últimos anos, e essa mudança, embora repleta de benefícios, levanta a questão: “Será que estamos realmente entregando tanto quanto trabalhando no escritório?” Um recente estudo de Stanford abordou justamente isso, descobrindo que a produtividade pode cair quando se está fora do ambiente corporativo.

A questão é complexa, e cada pessoa é um universo. Muitos argumentam que trabalham melhor em um ambiente controlado, sem o barulho dos colegas de trabalho ou as constantes interrupções. Por outro lado, as distrações domésticas – desde a TV até os afazeres da casa – também são muitas.

Produtividade: percepção vs. realidade

A pesquisa destaca uma dicotomia interessante: enquanto muitos funcionários sentem que são mais produtivos em casa, seus superiores frequentemente têm a impressão oposta. Essa discrepância nos leva a questionar se a métrica de produtividade é uma ciência exata ou se é moldada por percepções e preconceitos.

Outros dados apontam para o fato de que, quando trabalhamos de casa, tendemos a misturar o lazer com o profissional. Pausas para uma olhada no Instagram ou uma rápida sessão de compras on-line podem interromper o fluxo de trabalho. No entanto, muitos argumentam que essas pausas podem, na verdade, ser recarregadoras e beneficiar a longo prazo.

A conclusão: equilíbrio é chave

O debate sobre produtividade no trabalho remoto não tem uma resposta definitiva. Enquanto alguns florescem em um ambiente doméstico, outros anseiam pela estrutura e separação que um escritório proporciona.

No entanto, todos podemos concordar com Bill Gates quando ele diz: “Reserve um tempo para nutrir seus relacionamentos… Faça uma pausa quando precisar.” Independentemente de onde você trabalha, cuidar de si mesmo é sempre a melhor estratégia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário