scorecardresearch ghost pixel



Home office? Não, é workcation: a arte de trabalhar e relaxar ao mesmo tempo

Já imaginou trabalhar à beira-mar, cercado pela natureza, enquanto aproveita as delícias do local? Com o 'workcation', é possível!



A era do home office tem reinventado como enxergamos nossos ambientes de trabalho e nossa rotina diária. A mais recente novidade nesta tendência em constante evolução é o “workcation” – um conceito que combina trabalho e férias.

Leia também: Trabalho não é tudo: 5 coisas que devemos priorizar antes que seja tarde

Você já se imaginou trabalhando à beira da praia, em meio à natureza, ou em sua cidade natal distante, enquanto desfruta de todas as conveniências e prazeres que o local oferece?

Isso é o que a tendência “workcation” traz. E essa ideia não está apenas ganhando tração entre os trabalhadores que buscam um equilíbrio melhor entre a vida profissional e pessoal, mas também entre as empresas que estão reconhecendo o valor desse tipo de flexibilidade.

Trabalho remoto

Exemplo dessa tendência

Dalia Hamiyeh, executiva de comunicação da Publicis em Lausanne, na Suíça, é um exemplo vivo dessa tendência. Ela passará uma semana trabalhando remotamente no Líbano, sua terra natal, graças à política de trabalho remoto de seu empregador.

Hamiyeh planeja passar o dia trabalhando e aproveitar as noites para estar com a família. Essa abordagem permite que ela mantenha a produtividade enquanto desfruta do ambiente familiar e relaxante.

No entanto, o conceito de “workcation” é muito mais que apenas uma nova moda. Uma pesquisa recente da YouGov revelou que 53% dos americanos que atuam remotamente expressaram interesse em trabalhar dessa forma nos próximos 12 meses, principalmente jovens de 18 a 34 anos.

No melhor dos casos, um “workcation” permite longos períodos de trabalho concentrado e tranquilo. Além disso, estar em um novo ambiente pode estimular a criatividade e oferecer uma pausa muito necessária da rotina diária.

workcation

Empresas já reconhecem o potencial do “workcation”

Empresas como Google, Citigroup e American Express já reconheceram essa tendência, permitindo que os funcionários trabalhem temporariamente em um local diferente de seu escritório principal durante uma parte do ano. Isso não só oferece aos trabalhadores uma pausa bem-vinda, mas também pode trazer benefícios para a companhia, aumentando a produtividade e a satisfação do colaborador.

No entanto, as “workcations” apresentam seus próprios desafios. Alguns dos obstáculos a serem considerados são:

  • Questões regulatórias;
  • Responsabilidades fiscais;
  • Regras de imigração.

Além disso, encontrar um local adequado para trabalhar também pode ser uma tarefa complicada. Felizmente, empresas como a Ashore estão surgindo para facilitar a busca por locais de “workcation”, oferecendo espaços de trabalho adequados em locais de férias.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário