scorecardresearch ghost pixel



Internet PODEROSA: como bloquear o Wi-Fi que vai para rua usando papel alumínio

Saiba como otimizar seu sinal Wi-Fi: dicas sobre o uso de papel alumínio, posicionamento do roteador, antenas e evitando interferências.



Antes de mais nada, o roteador é o dispositivo que permite o acesso à Internet, conectando os aparelhos à rede sem fio. Por isso, é importante escolher um bom roteador e instalá-lo de forma adequada.

Veja mais: Seu celular agradece: 3 razões cruciais para você desligar o Wi-Fi ao sair de casa

Entretanto, alguns fatores podem interferir na qualidade do sinal, como: localização do roteador, distância dos dispositivos, obstáculos físicos e fontes de interferência eletromagnética.

Não jogue o sinal fora

Se você colocar o roteador perto de uma parede externa, de uma janela ou de um cômodo onde você não vai usar a internet, estará jogando fora o sinal. Não faz sentido ter Wi-Fi na calçada, por exemplo. Isso pode até ser um risco para a sua segurança, pois facilita a invasão de hackers na sua rede.

Como bloquear o sinal Wi-Fi que vai para a rua com papel alumínio

Caso não tenha como mudar o roteador de lugar, é recomendado usar papel alumínio. Isso porque ele servirá para impedir que parte do sinal vá para a rua. Então, é só aplicar esse papel atrás do roteador, na direção onde você não quer que o Wi-Fi chegue.

Assim, é possível melhorar o sinal nos outros cômodos da casa. Além disso, será concentrada a cobertura nas áreas onde realmente precisa de uma boa conexão e não vai desperdiçá-la em lugares onde você não vai se conectar. Isto é, o papel alumínio funciona como um obstáculo para o sinal e ajuda nesse propósito.

Contudo, não espere milagres. Isso não quer dizer que o sinal alcançará muito mais longe, mas pode ficar mais forte em algumas áreas. Como resultado, será muito útil para o seu objetivo de melhorar o Wi-Fi em casa e conectar os dispositivos à rede sem dificuldades.

Nesse sentido, se o seu roteador Wi-Fi tiver antenas externas que possam ser removidas, muitos usuários preferem comprar antenas com mais potência para aumentar a capacidade de captar e enviar o sinal mais longe.

Consequentemente, isso pode ajudar a melhorar o Wi-Fi em casa onde há muitas barreiras para o sinal. Porém, hoje em dia, a maioria dos roteadores fornecidos pelas operadoras não tem antenas externas, mas internas, o que torna esse tipo de alteração mais difícil.

Logo, a recomendação é sempre escolher equipamentos que tenham antenas externas, pois assim você pode apontá-las para onde quiser e até trocar por antenas com mais potência quando quiser, oferecendo assim uma cobertura mais ampla.

A posição do roteador é fundamental

Entenda que a melhor coisa que você pode fazer é tentar colocar o roteador em um local ideal. Qual seria um bom lugar para colocar o aparelho? Ele pode ser colocado no meio da casa, de onde ele distribuiria o Wi-Fi de forma igual para todos os lugares.

Contudo, devemos lembrar que todos os roteadores têm antenas que enviam o sinal para todas as direções, por isso o é válido colocá-lo em uma área central da sua residência.

Mantenha longe de janelas e paredes próximas da rua

Do mesmo modo, evite sempre colocar o roteador perto de janelas ou paredes que dão para a rua, pois isso vai fazer com que você perca o sinal e não aproveite bem o Wi-Fi.

Porém, se não houver outra opção a não ser colocá-lo nessa área, é possível tentar levantá-lo um pouco para que ele cubra toda a casa. Você também deve evitar colocá-lo perto de possíveis fontes de interferência.

Por exemplo, não é uma boa ideia deixá-lo perto de aparelhos que usam Bluetooth, pois eles usam a frequência de 2,4 GHz e isso pode causar problemas na conexão por causa dessas interferências. Ou seja, melhor é colocá-lo longe desse tipo de aparelhos.

Aquecimento e cuidados com objetos

O fato é que um roteador sempre aquece, por isso ele possui pequenas aberturas de ventilação para expulsar o ar quente de dentro. Assim sendo, é muito importante não colocá-lo perto de aparelhos que produzem calor.

Por fim, outra dica muito importante é que, se o roteador for feito para ficar na horizontal, nunca ponha nada sobre ele, como um vaso de planta ou uma moldura de foto, pois isso vai impedir a passagem do ar e pode causar superaquecimento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário