A partir da próxima quinta-feira, 31, começa o pagamento do 4º lote da restituição do Imposto de Renda. A Receita Federal informou que 6,1 milhões de contribuintes vão receber, ao todo, R$ 7,5 bilhões. No último dia 24, a consulta ao lote foi liberada. Para saber se será contemplado nesse momento, é preciso acessar a informação no site oficial.
Leia mais: Atenção, contribuinte: Receita passa a informar se você deve alguma declaração de Imposto de Renda
Conforme os dados divulgados, boa parte do grupo dos beneficiados é composta por contribuintes não prioritários que encaminharam as suas declarações até o dia 29 de maio. Cerca de 5,7 milhões de pessoas se enquadram nessa categoria. Além desses contribuintes, outros também têm prioridade no recebimento.
A composição desse grupo, referente ao quarto lote, é formado por 11.960 idosos acima de 80 anos e 86.427 idosos entre 60 e 79 anos. Cerca de 9.065 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave vão receber a restituição; 30.453 contribuintes, cuja maior fonte de renda é o magistério, também vão ser contemplados.
Por fim, 219.288 pessoas que usaram a declaração pré-preenchida ou escolheram receber os valores por PIX também vão receber as suas quantias nessa semana. De acordo com o calendário, esse é o penúltimo lote da restituição. O próximo está programado para ser repassado no final de setembro, no dia 29.
A restituição é paga diretamente na conta bancária informada pelo cidadão ao realizar a declaração. Um ponto importante para que o dinheiro seja entregue é que essa conta precisa apresentar o nome do declarante, exceto em casos específicos, como pessoa falecida, incapaz, que não tem mais de 18 ou que saiu definitivamente do território nacional.
Como saber se serei contemplado no 4º lote?
Como mencionado, a consulta já foi liberada pela Receita Federal e é por meio dela que a pessoa saberá se sua restituição está disponível. A informação deve ser acessada no portal oficial da Receita, clicando no menu “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, na opção “Consultar a Restituição”.
Em nota, o Fisco explicou que, durante esse processo, o contribuinte encontrará orientações, bem como canais de prestação do serviço, verificando a situação da declaração em uma consulta simples. Agora, aqueles que desejam realizar uma consulta detalhada, devem acessar o e-CAC, plataforma específica para atividades da Receita.
Nessa consulta, é possível checar se há alguma pendência e, assim, corrigir a situação.