O Bradesco anunciou que cerca de 30% de sua base de clientes já pode realizar uma transferência via Pix usando o WhatsApp. O serviço utiliza a inteligência artificial da assistente digital Bia e deve ser disponibilizado para todos os usuários até o fim deste ano.
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Segundo o superintendente de inteligência e dados do banco, Rafael Cavalcanti, as operações estão limitadas a R$ 300 por motivos de segurança. Além disso, o cliente precisa habilitar a ferramenta antes do uso e escolher um contato previamente registrado no aplicativo.
Cavalcanti afirma que a própria inteligência artificial do Bradesco consegue evitar fraudes ao reconhecer transferências suspeitas para contatos recém-registrados. A afirmação veio em resposta a uma queixa no site ReclameAqui feita por um cliente que diz que o Pix pelo WhatsApp não exige senha.
Em caso de transferência de valores incorretos ou para contatos errados, a instituição afirma que o usuário consegue contestar o Pix no próprio aplicativo. O WhatsApp é usado apenas como um intermediário para contato com a inteligência artificial do Bradesco, não tendo qualquer responsabilidade sobre as transações.
Assistente digital
A Bia, assistente digital do banco, foi lançada em 2015 e desenvolvida em parceria com a IBM. A ferramenta é a primeira adaptação da inteligência artificial conversacional Watson Assistant para o português
A IA geradora da IBM WatsonX, lançada em julho, recentemente passou a ser testada em outras áreas. “Além da área de atendimento ao cliente, usamos para processos internos, preencher formulários, sumarizar informações e também em cibersegurança”, diz Cavalcanti.
Segundo o executivo, mensagens maliciosas enviadas à Bia com o objetivo de prejudicar o banco ou terceiros para obter ganhos são uma preocupação frequente. “É uma preocupação do Bradesco se proteger contra técnicas de engenharia de prompt [pedidos feitos à IA] e já investimos nisso”, completa.