O abridor é um elemento da latinha que facilita a abertura, mas nem todos usam corretamente o seu design. Nesse sentido, uma das saídas deixa de ser utilizada e acaba ficando de enfeite, porque não parece ser tão intuitiva assim.
Veja também: Não estão lá à toa: para quê servem os números e letras nos pneus do carro?
Não existe manual de instruções para beber um refrigerante ou suco, afinal, não é óbvio o modo de puxar o lacre? Quanto a isso, poucas pessoas reconhecem o verdadeiro segredo do furo nos lacres das latas de bebidas gaseificadas.
O lacre é um recurso que garante o manuseio
As latinhas foram feitas para armazenar líquidos com gás, preservando suas propriedades. Dessa forma, ao abrir, parte desses gases são liberados e fazem aquele barulho satisfatório, que desperta a vontade de matar a sede.
O furo no lacre permite que você consiga seguir ar com mais facilidade, exigindo menos força na hora de virar o lacre. Além disso, há outros benefícios, pouco conhecidos e são tão importantes quanto reduzir o esforço do consumidor.
Este é o segredo do segundo furo do abridor de latas
Pensando no segredo dos furos do abridor de latas tradicionais, os mais jovens são os que menos reconhecem sua importância. Conforme o surgimento de canudos, as embalagens se adaptaram para garantir o suporte desse utensílio de plástico.
Sendo assim, o furo segura o canudo e impede que ele escape, mantendo-o fixo até o descarte da latinha. Esse mecanismo ainda reduz o contato da mão com o material, reduzindo o risco de contaminações por vírus e bactérias.
Cuidados necessários ao abrir um refrigerante
O primeiro cuidado ao abrir um refrigerante diz respeito à temperatura da bebida e o excesso de movimentação. Desse modo, ao perceber que o resíduo foi agitado na sacola ou ficou sob altas temperaturas, não abra imediatamente.
Espere até que o conteúdo esfrie, para evitar acidentes pela pressão interna que faz o alumínio explodir. Em seguida, limpe a área superior e abra usando o lacre, colocando em um copo ou usando o canudo, a partir do segundo furo.