Não use o Google Maps sem mudar ESTA configuração no seu celular

Se você já percebeu que a bateria do seu celular está acabando rapidamente, saiba que o Google Maps pode ser o grande culpado!



Com o crescimento das cidades e o aumento no uso dos carros, muitos motoristas precisam de uma ajudinha extra na hora de pensar em um caminho para chegar até o lugar de destino. Para isso, muitos deles utilizam o Google Maps, o aplicativo da Google que consegue direcionar os melhores caminhos para quem se sentir um pouco perdido em algum lugar.

Leia mais: Google Maps mudou: app ganhou recursos para facilitar viagens

No entanto, por ter sido projetado para funcionar em segundo plano nos aparelhos, o aplicativo acaba consumindo muita bateria dos smartphones, o que faz com que a carga dure menos do que deveria.

Isso porque o software precisa estar diariamente conectado è internet e à localização do aparelho, permitindo o download de atualizações do mapa e percursos a serem feitos. Além disso, o consumo excessivo da carga também é justificado pela necessidade de manter a tela acesa durante todo o uso do aplicativo para ter acesso ao mapa e as direções.

Como evitar o gasto excessivo de bateria pelo Maps?

No entanto, é possível tomar uma atitude para contornar esse problema do aplicativo. Para isso, basta fazer o download dos mapas da região de interesse e desativar o acesso do aplicativo à localização quando ele não estiver em uso. Dessa forma, o Google Maps não terá acesso a internet em segundo plano, diminuindo a quantidade de bateria que é consumida.

Dessa forma, para mudar o acesso da localização do aplicativo, será preciso ir até as configurações do aparelho e procurar pela aba “Aplicativos”. Ao abrir, busque por “Maps” e clique em “Permissões”. Assim que a aba for aberta, será preciso selecionar os dados de localização, clicando em “Permitir durante o uso do app”.

Ao trocar para essa modalidade, o Google Maps deixará de utilizar sua bateria em segundo plano, se atualizando apenas quando o aplicativo for aberto e utilizado. No entanto, é importante lembrar que nem todos os aplicativos da Google consomem muita bateria.

Em relação aos demais concorrentes, como o Apple Maps e o Waze, eles também possuem a mesma característica de consumir muita bateria dos aparelhos. Desse modo, sempre que for utilizar um aplicativo de GPS em seu smartphone, é necessário se lembrar de autorizar o uso da localização e da atividade somente enquanto o app estiver sendo utilizado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário