Hoje em dia, os motoristas que estão constantemente circulando pela cidade não precisam enfrentar grandes problemas com o trânsito. Isso, porque eles podem contar com os aplicativos de navegação, como o Google Maps e Waze, que costumam mostrar as condições de tráfego no momento, alerta e o fluxo em tempo real.
Leia mais: Não use o Google Maps sem mudar ESTA configuração no seu celular
Por causa dessas facilidades, os apps costumam ser amplamente usados e, apesar de disponibilizarem funções parecidas, cada um deles conta com mecanismos distintos. Veja alguns deles ao longo do texto e escolha o melhor.
Google Maps e Waze: apps de navegação são populares
Conforme detalhado pelo portal Techtudo, ambos os sistemas apresentam funcionalidades que visam facilitar a vida dos condutores, como o horário de previsão de chegada ou notificação de alguma ocorrência na estrada, mas o recurso que mais chama atenção dos motoristas é a possibilidade de ver as condições do trânsito em tempo real.
No Waze, esse mapeamento conta com a ajuda dos próprios usuários e, além de mostrar o caminho mais rápido, também informa os usuários sobre engarrafamentos, barreiras policiais, obras, etc. Já para conferir o trânsito, o motorista precisa seguir o seguinte passo a passo: na barra “Destino”, digite o local para onde quer ir e, depois, vá em “ver rotas”. Dessa forma, o sistema fornecerá alternativas, informando até mesmo se há pedágios.
No Google Maps, o processo é similar. Basta colocar o lugar de destino e clicar em “Iniciar” para seguir a rota sugerida na função “Direções”. Durante a navegação, você verá os mesmos detalhes dos caminhos, assim como no Waze, como engarrafamentos ou acidentes nas estradas.
Quais são as diferenças?
No Waze, quem prefere planejar o trajeto pode contar com essa função do app. Inclusive, o sistema permite até mesmo agendar horário de saída ou chegada no destino. Além disso, um mecanismo que pode atrair muitos é a segurança, visto que a rota pode ser compartilhada com outros pelo WhatsApp, por exemplo.
Aliás, prefere ouvir música dirigindo pode alterar as faixas sem sair do sistema, uma vez que o Waze tem parceria com a Spotify e o Apple Music, o que facilita o acesso ao recurso.
Já no Google Maps, os usuários podem avaliar o mesmo trajeto, seja ele realizado por transporte público ou bicicleta, por exemplo. Mas o que pode chamar atenção é a facilidade de usar o aplicativo mesmo sem conexão com a internet, pois os mapas podem ser salvos para serem acessados off-line.