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Quanto os artistas faturam com suas músicas no Spotify?

Muitos usuários do serviço têm a mesma dúvida: quanto ganham os artistas por suas músicas no Spotify?



Assim como todas as indústrias, o setor dos artistas que produzem músicas passou por mudanças. Anteriormente, cantores e bandas em geral trabalhavam para emplacar álbuns em formato de CDs, mas com o avanço tecnológico, esse mercado está cada vez mais limitado, pois perdeu espaço para a popularização dos streamings, como o Spotify.

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Essas mudanças também atingiram o modo como esses profissionais são remunerados. Inclusive, essa é uma das principais dúvidas dos usuários do serviço. Elas aparecem em fórum e redes sociais, mas poucos têm a resposta. Afinal, como é o sistema de remuneração dos artistas? Quanto essas pessoas recebem pelas músicas?

Veja como tudo funciona.

O pagamento no Spotify é baseado em royalties

Segundo as informações divulgadas, o artista recebe a partir de cada reprodução das suas faixas, considerando os royalties. Esses, por sua vez, são os valores pagos para as pessoas que trabalharam na produção direta da obra, incluindo os intérpretes, compositores, editores, ou seja, eles recebem as quantias referentes aos direitos autorais de propriedade.

O Spotify não informa qual é o valor exato de um royalty; no entanto, há estimativas apontando para aproximadamente US$ 0,00397 por reprodução. Pelo valor, é possível notar que os artistas precisam alcançar um bom nível de reproduções para ganhar altas quantias.

Segundo o portal Olhar Digital, considerando esse valor fixo de royalty, tanto os profissionais independentes quanto as gravadoras ganham cerca de US$ 3,97 a cada mil players alcançados.

Claro, é importante ressaltar que esse pagamento é influenciado por diversos fatores. Por exemplo: se a música foi publicada pelo próprio artista ou por meio selo e gravadora. Além disso, ainda entra em jogo as condições que estabelecem o valor do royalty, como tipo de assinatura e localização do usuário.

Atualmente, o sistema de royalties funciona não só na música, pois também está presente em diversas fontes, incluindo emissoras de rádio e televisão, filmes e programas de TV, propagandas, etc.

O valor ainda pode ser afetado pela duração da obra, tipo de uso e quantidade de vezes em que é usada.




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