A Serasa anunciou o lançamento de um novo sistema para calcular a pontuação de crédito dos consumidores, o chamado score. A versão 3.0 da métrica possibilita que o cliente inclua seus dados bancários na análise de perfil, tornando a análise mais precisa e personalizada.
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É possível vincular uma série de elementos, como extrato da conta corrente, salários, financiamentos, histórico do cartão de crédito e outras informações. Tudo isso entra no cálculo da pontuação do usuário.
Segundo Wesley Brandão, especialista da Serasa, o novo método garante um resultado mais assertivo na avaliação do cliente, além de facilitar o cálculo do score pela empresa. “A grande mudança do modelo é que o consumidor pode contribuir de forma direta para a avaliação a partir das informações de crédito, porque vai refletir melhor o histórico e situação financeira”, diz.
A pontuação serve para indicar quais as probabilidades de um consumidor pagar suas contas em dia. “Dívidas em atraso, por exemplo, reduzem a pontuação, mas manter um bom histórico de pagamentos aumenta o score. A conexão bancária pode fortalecer esse ponto”, explica Amanda Castro, gerente da Serasa Score.
Os usuários são divididos em quatro faixas, baseadas na probabilidade de honrar com seus compromissos: Muito Bom (entre 701 e 1.000 pontos), Bom (entre 501 e 7000 pontos), Regular (entre 301 e 500 pontos) e Baixa (entre 0 e 300 pontos).
Migração não é obrigatória
Embora o score 3.0 já esteja disponível na plataforma da Serasa, a migração para o sistema não é obrigatória. “O objetivo é sempre apoiar o consumidor, levando a melhor fotografia da condição financeira dele”, acrescenta Brandão.
Ao atrelar a conta, o usuário não perde a pontuação que já tem, explica o especialista. Em outras palavras, o sistema pode apenas manter ou melhorar o score.
Para acessar a nova versão do score, entre no site serasa.com.br e faça login. Vale lembrar que a pontuação pode variar ao longo do tempo, conforme a gestão financeira do consumidor.