scorecardresearch ghost pixel



Salários em 2023: afinal, quando cairá o 5º dia útil nos próximos meses?

Com feriados e finais de semana, trabalhadores ficam na dúvida de quando receberão seus pagamentos. Confira em quais datas cairão o 5º dia útil.



A partir de setembro desse ano, os pagamentos dos salários dos trabalhadores podem experimentar variações em relação ao dia de entrega devido às influências dos feriados e finais de semana ao longo do restante de 2023. Essas variações podem afetar o momento acerca de quando cairá o 5º dia útil.

Leia mais: Fim do consignado do FGTS? Ministério da Fazenda já avalia alternativas

Os profissionais que trabalham com carteira assinada ficam na expectativa pelo 5º dia útil do mês, pois a data é reservada para o depósito dos salários, conforme mostra a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Isto é, os empregadores têm até este dia de cada mês para depositar ou transferir o salário dos funcionários.

Como mencionado, em situações normais, os pagamentos são entregues na data em questão, contando a partir do começo do mês; contudo, por causa da influência dos feriados e finais de semana, esse momento referente ao pagamento por sofrer alterações, gerando assim incertezas acerca de quando os salários mensais dos trabalhadores serão processados nos meses que restam de 2023.

5º dia útil: afinal, quando vai cair nos próximos meses?

Para esclarecer essas incertezas que continuam presentes entre muitos trabalhadores em relação às datas de pagamento para o restante do ano, apresentamos como ficarão as datas correspondentes a cada dia de pagamento.

Conforme as informações divulgadas, o mês de setembro, que marca o início dos períodos de feriados com possíveis folgas prolongadas, começará numa sexta-feira. Assim, consequentemente, o 5º dia útil cairá na quarta-feira, 6. Vale mencionar que a contagem considera o sábado como dia útil.

Em outubro, os trabalhadores vão receber os pagamentos na sexta-feira, 6, pois o mês inicia no domingo. Já em novembro, o salário será repassado ainda no início da semana, na terça-feira, 7. Por fim, em dezembro, o pagamento será feito no meio da semana, na quarta-feira, 6, pois o último mês do ano inicia na sexta-feira anterior.




Voltar ao topo

Deixe um comentário