Apesar de ser considerado uma fruta por muitos brasileiros, o morango, na verdade, é um falso fruto, que se desenvolve a partir do receptáculo floral da planta. Isto é, ele é muito delicado e precisa de condições climáticas adequadas para crescer: nem muito quente, nem muito frio.
Veja também: A verdade por trás dos pontos brancos do morango que foi mistério por anos
Com o maior cultivo de morangos da América Latina e o oitavo lugar no mundo, o Brasil vem aumentando sua produção dessa fruta nos últimos 20 anos. O crescimento foi de 92% no período, graças à expansão das áreas plantadas e à melhoria da produtividade por hectare.
O consumo de morangos
O morango pode ser consumido in natura ou processado em diversas formas, como polpa, geleia, sorvete, mousse, torta, bolo, salada e molho. Assim, o consumo per capita de morango no Brasil é estimado em 0,5 kg por ano, mas pode aumentar com a divulgação das propriedades funcionais da fruta, que possui alto teor de vitamina C, antioxidantes, flavonoides e fibras.
Fruta ou fruto
O que diferencia uma fruta de um fruto é a origem de cada um. O fruto se forma a partir do ovário da flor, depois da fecundação. Já o morango não vem do ovário, mas de uma parte da flor chamada receptáculo floral, conforme explica a Embrapa. Ou seja, ele é o centro da flor, e não um fruto verdadeiro.
Morangueiro no Brasil: entenda seu cultivo
Já o cultivo do morangueiro no Brasil é feito principalmente por pequenos produtores familiares, que geram emprego e renda para as comunidades rurais. Assim, para plantar morangos, é preciso usar mudas de boa qualidade, que sejam produtivas e saudáveis.
Então, elas devem vir de viveiristas confiáveis, que produzam as mudas em locais altos e frios para garantir a qualidade. O local do plantio deve ser um terreno com um pouco de inclinação e com bastante luz solar. O solo deve ser preparado em forma de canteiros elevados para facilitar o cultivo.
As mudas de morango devem ser irrigadas por aspersão logo após plantadas. Em seguida, a irrigação deve ser feita por gotejamento. A colheita começa entre 60 e 80 dias depois do plantio, e é realizada todos os dias, manualmente.
Plantação em estufa
Em estufas, as mudas são plantadas em sacos plásticos ou vasos com substrato, que pode ser casca de arroz queimado ou casca de coco. Nesse sentido, elas ficam em bancadas suspensas, longe do solo. Já a água e os nutrientes são fornecidos por gotejamento. Esse sistema é chamado de semi-hidropônico, e permite aproveitar melhor o espaço na pequena propriedade.
Selo Brasil Certificado
O Selo Brasil Certificado assegura que o morango é produzido seguindo as boas práticas da agricultura, que garantem a qualidade e a segurança do produto. Então, significa que o agricultor respeita as normas técnicas de uso de agrotóxicos, usando somente os produtos permitidos para a cultura do morango.
Dicas para o morango durar mais tempo
- Lave os morangos somente antes do consumo, pois a umidade pode acelerar seu processo de deterioração;
- As sépalas, onde as folhas se encontram, auxiliam na conservação dos morangos. Portanto, é aconselhável retirá-las após lavar e
- antes de comer;
- Ao fazer a compra, opte por morangos com firmeza. Os menores costumam possuir um sabor mais rico e um aroma mais intenso;
- Armazene-os na geladeira, preferencialmente em um recipiente com tampa;
- Evite deixá-los expostos ao sol.