scorecardresearch ghost pixel



Não é a laranja! Fruta com mais vitamina C no mundo é essa DAQUI

Muitas pessoas ficarão surpresas ao descobrirem que essa pequena fruta é uma das furtas com maior concentração de vitamina C no mundo; veja qual é.



A vitamina C é um dos nutrientes mais famosos do mundo. Especialmente em épocas de frio, é comum ouvirmos falar muito dessa substância. Afinal, ela desempenha um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico.

Veja também: Veterinários alertam: oferecer esta fruta para cachorros pode ser FATAL

O que você não sabia é que a laranja está longe de ser a fruta com maior quantidade de vitamina C concentrada. Pois é, o verdadeiro alimento que ocupa este lugar é outro, bem menor e bastante comum.

Qual é a fruta com mais vitamina C de todas?

A acerola é uma pequena fruta vermelha, originária da América Central e do Norte, que se destaca como a campeã de vitamina C em quantidade proporcional. Também conhecida como cereja das Antilhas, a acerola (Malpighia emarginata) é altamente valorizada por seu perfil nutricional e inúmeros benefícios à saúde, com base em estudos científicos.

Com um teor excepcionalmente alto de vitamina C, a acerola se destaca como uma das principais fontes naturais desse nutriente essencial. Estudos científicos, como um publicado no Journal of Nutritional Science and Vitaminology, destacam a capacidade da acerola de fornecer quantidades significativas de vitamina C. Ela é essencial para fortalecer o sistema imunológico, promover a absorção de ferro, apoiar a saúde cardiovascular e estimular a produção de colágeno para uma pele saudável.

Além da vitamina C, a acerola também é rica em outros compostos bioativos benéficos, como antioxidantes, polifenóis e carotenoides. Esses compostos ajudam a neutralizar os radicais livres no organismo, protegendo as células contra o estresse oxidativo e reduzindo o risco de doenças crônicas, como doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.

Propriedades “curativas” para o corpo

Dados de um artigo no Journal of Agricultural and Food Chemistry destacam ainda que a acerola possui propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e anticancerígenas. Ela também pode contribuir para a saúde ocular devido à presença de carotenoides, que têm sido associados à prevenção de doenças oculares, como a degeneração macular relacionada à idade.

Mais do que isso, a acerola é uma excelente fonte de fibras alimentares. Essas fibras auxiliam na digestão, promovem a saciedade e contribuem para a saúde intestinal.

A inclusão da acerola na dieta pode ser feita de diversas maneiras, seja consumindo a fruta in natura, adicionando-a a sucos, smoothies ou até mesmo em forma de suplementos alimentares. No entanto, é sempre recomendado buscar orientação profissional, como de um nutricionista, para obter orientações personalizadas sobre a incorporação da acerola em sua alimentação diária.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário