O pesadelo do El Niño: falta umidade e faz calor NESTAS regiões do Brasil

Se você estava esperando um novo mês com frio do inverno, temos uma má notícia: as temperaturas altas serão recordes nesse mês de agosto.



O primeiro dia de agosto será marcado com temperaturas altas, algo incomum para essa época do ano. Assim, essa terça (1º) será quente devido a presença do El Niño, que favorece a formação de bloqueios de calor. Porém, essa situação não é novidade para alguns locais do país, visto que já tem ocorrido na região central do Brasil há alguns meses.

Veja também: Ainda em 2023, El Niño pode aumentar a conta de luz no Brasil.

Dessa forma, o calor irá fazer com que a umidade se torne um ponto preocupante em grande parte do país. No Centro-Oeste, ela ficará em torno de 15% em Cuiabá, podendo chegar a 12%. Nessas condições, o clima da capital do Mato Grosso ficará semelhante ao de um deserto. Por outro lado, a previsão para o Sul do país destoa do forte calor nas demais regiões, visto que as temperaturas nos estados irão cair consideravelmente.

Além disso, o calor e o tempo seco impedem também a formação de chuvas, o que fará com que o centro do país, o Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e interior do Norte, tenham temperaturas altas e clima seco. Assim, as chuvas se farão presentes apenas no litoral nordestino, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, além de partes do Norte, como Amazonas, Amapá e Roraima.

Agosto irá registrar temperaturas mais altas que o comum

Com a presença do El Niño, o mês de agosto será bastante quente em diversas regiões brasileiras. Desse modo, as temperaturas ficarão muito acima da média nas áreas entre o Norte até o interior nordestino. Além delas, a área que vai de Roraima até o Mato Grosso do Sul, passando pelo Amazonas, Tocantins e parte da Bahia, também terão temperaturas recordes para o ano.

Já na região Sul, Sudeste e também no Mato Grosso do Sul, as temperaturas não terão um aumento tão significativo, mesmo que fiquem acima do comum. Sendo assim, o tempo continuará “normal” para o mês no norte gaúcho, Santa Catarina e no Paraná. No restante do país, todos os moradores irão sentir um calor acima do comum, o que pode gerar desconforto. Por isso, a dica é se hidratar muito bem.




Voltar ao topo

Deixe um comentário