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O real motivo do lastro nos trilhos de trem: por que ele é melhor que concreto?

Descubra o que são e para que servem as pedras nos trilhos de trem, chamadas de lastro, e por que elas são substituídas por concreto. Entenda aqui.



O início das ferrovias, um marco na revolução industrial do século XIX, transformou a forma como o mundo se conectava e se movia. A primeira linha férrea comercial, inaugurada em 1825 entre Stockton e Darlington, no Reino Unido, marcou o começo dessa era de transporte ferroviário.

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Entretanto, você já se perguntou por que os trilhos de trem têm pedras embaixo e ao redor deles? Essas pedras não são apenas para enfeitar, mas têm uma função muito importante para o transporte ferroviário.

Ao mesmo tempo que são chamadas de lastro e são usadas para garantir a qualidade e a segurança dos trens, também possuem uma desvantagem que fez com que fossem substituídas por concreto nos casos de trens de alta velocidade.

O que é o lastro e qual a sua função?

O lastro é um material rochoso que varia de 4 a 15 centímetros de diâmetro, com uma forma uniforme. Assim sendo, ele é usado em várias aplicações industriais e de construção, mas é especialmente importante para as ferrovias.

Além disso, o lastro tem vários benefícios para os trilhos de trem. Isso porque ele ajuda a distribuir o peso do trem de forma uniforme, evitando que os trilhos se deformem ou se desloquem. Ele também mantém os trilhos firmes no solo, impedindo que eles se movam lateralmente ou verticalmente.

Dessa forma, ele reduz as vibrações causadas pelo trem, proporcionando uma viagem mais suave e confortável. Outras vantagens do lastro são que ele previne o crescimento de ervas daninhas, diminui a pressão no solo, facilita a drenagem da água da chuva, e ainda evita alagamentos.

Afinal, qual é o problema do lastro?

Apesar de todos esses benefícios, o lastro também tem uma desvantagem significativa. Quando o trem passa sobre ele, o lastro pode ser lançado a altas velocidades, causando danos ao trem ou às estruturas próximas.

Nesse sentido, isso é especialmente perigoso nos casos de trens de alta velocidade, que podem atingir mais de 300 km/h. Por isso, esses trens usam um sistema diferente, chamado de via em placa, que consiste em trilhos fixados em placas de concreto.

Por que não usar concreto em todos os casos?

A substituição do lastro pelo concreto não é uma solução simples. O concreto é muito mais caro e demorado para ser instalado do que o lastro. Além disso, o concreto requer mais manutenção e reparos do que o lastro, que pode ser facilmente substituído ou ajustado. Por isso, o lastro continua sendo usado nos casos em que é adequado, como nos trens convencionais ou nas linhas secundárias.




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