Não importa se você gosta de gema mole ou ovos mais firmes para o preparo de determinados pratos, atingir o ponto desejado nem sempre é fácil. Portanto, é necessário observar determinados processos na hora de realizar o cozimento.
Veja também: O potencial secreto da água do ovo cozido que vai explodir sua cabeça
Além de facilitar a cocção, seguir as etapas corretamente garante que a casca fique mais solta e não quebre ao ser retirada. Sendo assim, coloque em prática esses conhecimentos culinários de grandes chefs que, certamente, podem elevar o seu nível na cozinha.
Tudo que você precisa saber para fazer o ovo cozido perfeito
- Deixe os ovos fora da geladeira 2 horas antes
Se você colocar o ovo na panela minutos antes do alimento sair da geladeira, isso vai prejudicar sua textura. Nesse caso, ao exigir mais tempo para atingir a consistência correta, é possível que o interior fique cru ou borrachudo.
- Utilize o sal para proteger o ovo contra rachaduras
Adicionar uma colher de sopa de sal é uma forma d e proteger a casca de quebras, dada a reposição mineral. Logo, o sódio equilibra a perda de minérios, fortalecendo as pequenas moléculas que constituem o ingrediente principal.
- Espere a água chegar no ponto de ebulição
Outra dica importante que os restaurantes não deixam de aplicar é aguardar a água ferver completamente. Nesse sentido, espere a mistura borbulhar e abaixe o fogo antes de colocar os ovos no recipiente, tomando cuidado para não se queimar.
- Atente-se ao tempo de cozimento após a fervura
Para facilitar, considere três pontos diferentes, começando pelo mais resistente, usado em saladas, tortas e marmitas, que leva 12 minutos. Já o intermediário, que tem cremosidade, exige 7 minutos e a gema mole, de 4 a 6 minutos.
- Use água gelada para descascar com segurança
Vale ressaltar que a casca deve ser removida logo após sair da panela, mas procure se proteger de queimaduras. Diante desse risco, transfira os ovos cozidos para uma bacia de água fria ou leve-os até a pia, para descascar embaixo da torneira.