Beber água é essencial para a saúde e o desempenho das atividades diárias. Para não esquecer dessa tarefa simples, uma alternativa é associar as doses do líquido às suas demandas, levando em conta seu peso, idade, gênero e nível de exercício físico.
Veja também: O perigo que sua garrafinha de água esconde e traz sérios riscos à saúde
Assim, será possível ingerir de dois a três litros de água por dia, conforme a recomendação médica. Mas se você for muito ocupado ou distraído, pode usar um aplicativo no celular que te lembre de se hidratar.
Diante disso, veja abaixo 10 sugestões de horários para beber água ao longo do dia, distribuindo o volume entre manhã, tarde e noite. Confira:
1. Beber água ao acordar
Comece seu dia com um ou dois copos de água em jejum. Além de hidratar e repor os líquidos perdidos durante o sono, isso estimula a queima de calorias e a produção de células saudáveis.
2. Durante o exercício
Mantenha-se hidratado durante o treino. Por isso, beba cerca de 200 ml a cada 20 minutos de atividade para manter o equilíbrio hidroeletrolítico e melhorar o desempenho.
3. No trajeto para o trabalho
Leve uma garrafa de água para evitar a desidratação causada pelo ar-condicionado do carro ou transporte público. Se preferir beber antes, faça isso algumas horas antes de sair.
4. No intervalo da manhã
Por volta das 9h ou 10h, quando a fome aparecer, experimente beber água. Às vezes, seu corpo precisa de líquidos, não de comida. Então, tente ingerir metade da sua necessidade diária de água até esse ponto.
5. Próximo ao almoço
Beba água cerca de 30 minutos antes do almoço para inibir o apetite e fazer escolhas alimentares mais conscientes.
6. Após o almoço
Após uma refeição, o cérebro entra em modo de descanso, muitas vezes devido à desidratação leve. Dessa forma, hidrate-se para melhorar a digestão e a absorção de nutrientes.
7. Após ir ao banheiro
Beba água toda vez que usar o banheiro para manter o corpo hidratado e equilibrado. Além disso, a cor da urina é um bom indicador.
8. Na tarde quente
Entre 15h e 16h, quando a temperatura atinge o pico, beber água ajuda a reduzir o calor interno e a evitar a desidratação.
9. No final do expediente
Combata a enxaqueca e o cansaço bebendo água. Ou seja, isso ajuda a manter o fluxo sanguíneo e alivia sintomas de baixa umidade.
10. Antes de dormir
Cerca de meia hora após o jantar, opte por água morna ou chás para melhorar a digestão, relaxar músculos e garantir um sono tranquilo.