scorecardresearch ghost pixel



Os 7 itens do carro que precisam de revisão a cada 10 km rodados

Saiba quais são os 7 itens que devem ser verificados na revisão de 10 mil km do seu carro e como eles podem garantir a sua segurança e economia.



Para preservar a garantia, quem adquire um automóvel novo deve cumprir as revisões exigidas. Normalmente, elas ocorrem a cada 10 mil km ou anualmente e se aplicam também aos veículos de segunda mão que não têm mais cobertura da montadora.

Veja também: Falou em gasolina, 7 carros são os mais econômicos do Brasil em 2023

Isso porque há procedimentos que precisam ser realizados periodicamente no veículo. Além disso, outros componentes demandam inspeção constante. Confira a seguir 7 itens que necessitam de verificação e substituição nessa frequência.

Itens do carro que devem passar por revisão a cada 10 mil km

Esquecer da revisão é um dos piores erros que donos de veículos podem cometer, principalmente de itens essenciais.

1. Óleo lubrificante

Esse é um serviço essencial que deve ser realizado a cada 10 mil km rodados. O lubrificante precisa ser trocado nesse prazo para conservar suas características, como a capacidade de lubrificar as partes metálicas e manter o motor em bom funcionamento e na temperatura adequada.

Assim sendo, se ultrapassar essa quilometragem, o óleo envelhece, prejudica o desempenho do propulsor e aumenta o consumo de combustível. Além disso, pode favorecer a formação de borra, o que pode causar a quebra do motor.

Por isso, também é importante drenar todo o óleo antigo antes de colocar o novo, respeitar o volume do cárter e usar o lubrificante conforme as especificações da fabricante do veículo.

2. Filtro de óleo

O componente deve ser verificado a cada revisão de 10 mil km do carro, e há quem diga que pode ser substituído apenas a cada 20 mil km. Mas, sinceramente: se mudou o óleo, mude o filtro. Afinal, é uma peça que custa geralmente menos de R$ 50.

Do mesmo modo, com o uso e o tempo, o elemento retém resíduos do lubrificante oxidado e pode contaminar o óleo novo adicionado ao cárter. A propósito, outro item que deve ser trocado a cada troca de óleo é o(a) anel/arruela de vedação do cárter – ou bujão.

3. Filtro de combustível

Mais um filtro na relação de itens que devem estar na revisão de 10 mil km do seu carro. A peça tem a função de reter as impurezas presentes no combustível e proteger o cilindro de combustão e todo o motor. Com o tempo, a capacidade de filtragem do componente diminui.

Sobretudo isso pode permitir que essas sujeiras (poeira, ferrugem, partículas orgânicas, ferro) contaminem o conjunto mecânico, o que resultará em maior consumo de combustível e menor rendimento do automóvel.

4. Líquido de arrefecimento

Deve ser conferido nas manutenções periódicas do carro. A água desmineralizada que ajuda a regular a temperatura do conjunto mecânico precisa estar sem alterações de cor e com o aditivo que impede seu congelamento.

5. Sistema de freio

As pastilhas e discos de freio do carro devem ser examinados a cada 10 mil km. São peças que se relacionam diretamente com a segurança do automóvel e de seus ocupantes. Por isso, é importante verificar se não há desgaste precoce das peças e se, no caso do disco, ele não apresenta deformação ou rachaduras.

De fato, outro item que não precisa ser trocado, mas deve ser observado, é o do fluido do freio. É necessário checar se há sujeira no reservatório, a coloração do óleo, se ocorreu contaminação de água e se o nível está adequado.

6. Correia dentada

Já vida útil da peça é superior aos 10 mil km e costuma estar no manual do proprietário. Mesmo assim, deve ser avaliada nas manutenções periódicas. Afinal, se a correia romper vai interferir diretamente no funcionamento do motor. Por isso, é importante que o mecânico faça uma análise se ela não está desgastada, com sulcos ou ressecada.

7. Velas de ignição

Outra peça com maior durabilidade, mas que está entre os itens que devem ser inspecionados no carro a cada 10 mil km. Algumas montadoras sugerem fazer a limpeza do componente e a regulagem dos eletrodos durante as revisões periódicas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário