O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de chuvas intensas para cindo estados e Distrito Federal para esta terça-feira (29). O alerta amarelo, que significa perigo potencial, foi emitido para os seguintes estados: Goiás, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. O alerta vale também para o Distrito Federal.
Leia também: Temperatura abaixo de 0ºC: esta semana será uma das mais frias de 2023
Dessa forma, o volume das chuvas pode atingir os 50 milímetros em 24 horas, com os ventos podendo chegar aos 60 km/h. Com isso, é recomendado que os moradores não se abriguem debaixo das árvores em caso de rajadas de vento, visto que já chances de queda e de descargar elétricas.
Além disso, não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Assim, o alerta segue durante o dia, o que faz com que os moradores das regiões citadas acima tenham cuidado ao saírem de casa.
Chuvas e temperaturas mais baixas
Nesta segunda-feira (28), o Distrito Federal chegou a registrar a temperatura mínima de 18ºC, com máxima chegando a 30ºC. Além disso, após um longo período do tempo seco e baixa umidade, a umidade relativa do ar chegou a 95% pela manhã e caiu para 35% a 40% durante a tarde. Desse modo, a previsão indica que o tempo chuvoso deverá persistir no começo da semana.
Além disso, após 68 dias sem chuva, a capital brasileira registrou os primeiros indícios de chuva na última quinta-feira (24). Mesmo sendo grave, a situação vivida pelos brasilienses não foi a pior. No último ano, eles sofreram mais com a seca, ficando mais de 100 dias sem chuvas.
Por fim, são esperados 16,3mm de chuvas ainda neste mês de agosto, ao contrário do mesmo mês em 2022, que não teve um dia de chuva. Já para setembro, a previsão aumenta a quantidade de chuvas, elevando a quantidade esperada para 38,1mm.