scorecardresearch ghost pixel



PIS/Pasep 2022: saiba quando e qual o valor exato você irá receber

Devido à pandemia da Covid-19, o calendário de repasses do PIS/Pasep foi alterado, atrasando o pagamento do benefício referente a 2022.



O repasse dos pagamentos do PIS/Pasep referentes ao ano-base 2022 ainda permanece sem data de início ou valores definidos. Essa incerteza se dá graças ao atraso no calendário do benefício, provado pela pandemia. Dessa forma, houve um intervalo ampliado entre o ano-base e o período de recebimento, o que estendeu esse prazo para dois anos.

Leia mais: PIS/Pasep 2024: valor do abono salarial vai aumentar; veja para quanto

O calendário de repasses costuma ser divulgado até o final de dezembro para o próximo ano; contudo, ainda não foram reveladas as datas de pagamento referentes ao PIS/Pasep ano-base 2022, nem em relação aos montantes das parcelas.

Vale lembrar que o valor a ser pago pelo benefício é estabelecido de acordo com o salário vigente do ano de pagamento, ou seja, o valor do PIS/Pasep para o ano de 2024 será liberado somente após o reajuste do salário mínimo 2024, realizado pelo governo Lula.

Quem tem direito ao PIS/Pasep de 2022?

Para ter acesso aos valores referentes ao recurso do ano-base 2022, é necessário que o trabalhador tenha tido vínculo empregatício formal no ano referente. Além disso, só poderá receber o benefício quem tiver ganhado até dois salários mínimos mensais no ano passado. Também não é permitido ter prestado serviços à pessoa física, o que faz com que os empregados domésticos não tenham direito ao repasse.

Ademais, o trabalhador deve estar corretamente inscrito no sistema PIS/Pasep por, no mínimo, cinco anos. Além disso, precisa ter trabalhado por pelo menos 30 dias com registro na carteira assinada em 2022. Por fim, é de extrema importância que os trabalhadores fiquem de olho nos requisitos e aos prazos liberados pelo governo.

Em resumo, as atualizações relacionadas ao pagamento do PIS/Pasep 2022 serão disponibilizadas pelos canais oficiais de comunicação dos órgãos responsáveis pelo repasse. Continue de olho durante os próximos meses para conseguir descobrir quando você terá direito a receber o seu benefício.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário