Preso por dever: posso ir para a cadeia por não pagar o cartão de crédito? 

Com o nível de inadimplência aumentando, as pessoas ficam em dúvida sobre as penalidades por suas dívidas. Dever ao cartão dá cadeia?



O cartão de crédito é um dos métodos de pagamentos mais utilizados atualmente em todo o mundo; contudo, na hora de gerir os gastos do cartão e ter controle das finanças, muitos consumidores têm dificuldades e acabam se endividando. Assim, uma grande dívida surge em relação ao não pagamento das faturas do cartão de crédito.

Leia também: 5 dicas para se dar bem com o cartão de crédito e ganhar dinheiro gastando

Mesmo que pareça uma situação fácil de evitar, a inadimplência acaba sendo a realidade na vida de muitas pessoas. Seja por compras desnecessárias, falta de organização financeira ou acúmulo de parcelas, o número de pessoas com problemas relacionados ao cartão sobe todos os dias. Mas será que deixar de pagar as faturas podem te levar à prisão? Continue lendo nossa matéria e descubra se você corre esse risco.

Posso ser preso por dever no cartão de crédito?

Conforme os meses vão passando, e as dívidas dos cartões não são pagas, aumentam também os valores cobrados pelos débitos. Isso, porque o cartão de crédito tem uma das taxas de juros mais altas do mercado financeiro. Sendo assim, quanto maior o tempo da dívida, maior será o valor cobrado pela instituição do cartão.

Ao contrário do que muitos imaginam, a inadimplência não pode levar o consumidor à prisão. Isso, porque ficar devendo não é considerado um crime pela legislação brasileira, o que não irá acarretar penalidades determinadas para eles; porém, o nome do consumidor ficará sujo, dificultando a obtenção de empréstimos e financiamentos.

Dívidas são perdoadas após cinco anos?

Além de se enganarem sobre as penalidades aplicadas em relação à inadimplência, outro fator que os consumidores levam em consideração é que as dívidas “caducam” após cinco anos. Mesmo que o CPF do devedor seja retirado do Serasa e do SPC após os cinco anos, isso não significa que a dívida tenha sido perdoada.

Desse modo, a dívida poderá ser cobrada a qualquer momento pelas instituições; porém, vale ressaltar que, mesmo com o CPF limpo após os cinco anos, o consumidor não terá a mesma facilidade para conseguir serviços financeiros com a dívida ainda em aberto com a empresa do cartão.




Voltar ao topo

Deixe um comentário