scorecardresearch ghost pixel



Professores podem ficar isentos do Imposto de Renda; Câmara decide em breve

Projeto de lei que isenta professores públicos da cobrança pode ser votado em breve pela Câmara dos Deputados.



Os professores da rede pública de ensino podem receber em breve um grande benefício dos congressistas brasileiros. O projeto de lei 165/2022, que garante a esses profissionais a isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), está em vias de ser votado na Câmara dos Deputados.

Leia mais: Quem ainda não recebeu a restituição do Imposto de Renda caiu na malha-fina?

A decisão deve gerar um aumento efetivo no rendimento dos professores públicos da educação infantil, fundamental, média e superior. O deputado Rubens Otoni (PT-GO), autor da proposta, afirma que a valorização desses profissionais é uma estratégia para o desenvolvimento do país.

O texto tramita em caráter conclusivo e aguarda parecer na Comissão de Educação. Caso seja aprovado sem modificações, ele poderá ser votado pela Câmara em breve.

“A isenção ora proposta tem o condão de valorizar o professor diretamente, aumentando seus rendimentos de modo efetivo. Ao valorizar o magistério, a proposta prestigia o valor estratégico da educação no desenvolvimento do país e em última análise fomenta diretamente este desenvolvimento”, justifica o autor do projeto.

Restituição do IR 2023

A Receita Federal já realizou o pagamento do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2023 para cerca de 5,6 milhões de contribuintes prioritários e também sem prioridade legal. Outros dois lotes da restituição serão creditados no fim de agosto e setembro, exceto para quem caiu na malha fina.

Segundo o Fisco, são encontradas pendências em 5% a 7% dos total de documentos entregues todos os anos.

A consulta da restituição ou para descobrir se a declaração de Imposto de Renda caiu na malha fina deve ser feita no portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual), onde é possível conferir o status do documento e o motivo da pendência. Caso o problema esteja relacionado meramente a erros no preenchimento ou à falta de dados, é só enviar uma declaração retificadora.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário