O estudo da astrologia sugere que os posicionamentos planetários no momento do nosso nascimento podem influenciar características de personalidade, incluindo a maneira como percebemos e interagimos emocionalmente. Assim, ao explorar os signos mais associados à inteligência emocional, também podemos identificar os planetas que regem essas características.
Veja também: Falar com eles é como pisar em ovos: 2 signos são MUITO sentimentais
Os planetas em astrologia não apenas governam os signos, mas também certas áreas da vida e aspectos do ser humano. Desse modo, os planetas que mais se relacionam com emoções e relacionamentos, e consequentemente com inteligência emocional, são a Lua e Vênus. Ou seja, a Lua rege as emoções, os instintos e a maneira como nos sentimos. Vênus, por sua vez, governa como nos relacionamos, amamos e o que valorizamos.
1. Signos com inteligência emocional: Câncer
A capacidade de um canceriano de sintonizar-se com as emoções daqueles ao seu redor muitas vezes lhes dá uma percepção aguçada das necessidades e sentimentos dos outros. Além disso, a ligação com a Lua, que simboliza as emoções e o instinto, dá aos cancerianos uma espécie de “radar emocional”.
Eles são capazes de detectar mudanças sutis no humor ou no comportamento das pessoas antes que outros signos percebam. No entanto, essa sensibilidade também pode ser uma faca de dois gumes, pois eles podem ser facilmente magoados. Por fim, a chave para um canceriano é aprender a equilibrar sua profunda empatia com limites saudáveis.
2. Peixes
Pessoas nascidas no signo de Peixes têm uma compreensão inata da natureza humana. Dessa forma, são capazes de se colocar no lugar dos outros, fazendo com que muitas vezes sejam vistas como conselheiras ou ombros amigos.
Porém, essa conexão profunda com as emoções pode, às vezes, sobrecarregá-los, especialmente se eles não estabelecerem limites. Mas, quando equilibrados, os piscianos são um testemunho da verdadeira inteligência emocional. Ou seja, navegam com graça e compreensão pelas águas turbulentas da emoção humana.