Atenção! A consulta para o quarto lote de restituição do Imposto de Renda está prestes a ser aberta. Segundo a Receita Federal, a previsão é que a consulta esteja disponível a partir das 10h desta quinta-feira, 24. O pagamento correspondente a este lote está programado para ocorrer no dia 31 de agosto, conforme indicado no calendário.
Leia mais: Quem ainda não recebeu a restituição do Imposto de Renda caiu na malha-fina?
As informações anunciadas pelo órgão destacam que 6,1 milhões de contribuintes vão receber os repasses. O montante é R$ 7,5 bilhões, que será entregue para um grupo no qual a maioria dos beneficiados são aqueles não prioritários, isto é, que registraram a declaração no sistema até 29 de maio. Confira mais detalhes a seguir.
IRPF 2023
Cerca de 5,7 milhões dos contribuintes que receberão o pagamento são da categoria não prioritários, e ainda serão entregues pagamentos referentes a restituições residuais de exercícios anteriores. O grupo dos contemplados é composto pelos seguintes contribuintes: serão 86.427 pessoas entre 60 e 79 anos e 11.960 pessoas com mais 80 anos beneficiadas. Mais de 9 mil com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave também vão receber os valores.
Além deles, 30.453 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério vão ter acesso à restituição; 219.288 que usaram a declaração pré-preenchida ou escolherem receber a quantia por PIX também serão pagos.
Como realizar a consulta da restituição?
É importante lembrar que a consulta é feita pela página oficial da Receita Federal.
Durante o dia em que as informações forem liberadas, a pessoa deve acessar o site, buscar pelo menu “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. Uma consulta mais detalhada pode ser feita na plataforma e-CAC, sistema desenvolvido especialmente para atividades da Receita Federal.
Por lá, é possível verificar se há alguma pendência. Lembrando apenas que o pagamento será feito no dia 31 de agosto e repassado para a conta bancária informada no momento em que a declaração foi feita.
Agora, caso o crédito não tenha sido efetuado, o contribuinte tem chance de reagendar esse recebimento pelos canais do Banco do Brasil. Esse é o penúltimo lote a ser pago. O último está previsto para 29 de setembro.