Você já esteve em uma situação em que se sentiu menosprezado, mas não conseguia apontar por que se sentia assim? Ou se deparou com alguém que parecia incrivelmente charmoso, mas deixou um gosto amargo na sua boca depois da interação?
Leia também: 6 sinais inconfundíveis de um ciumento tóxico – e o que fazer para mudar
Se sim, você pode estar lidando com um narcisista discreto. Aparentemente amigáveis, esses indivíduos podem ser difíceis de identificar, mas aqui estão sete comportamentos que podem ajudar a detectá-los.
7 comportamentos que revelam um narcisista discreto na sua vida
1. Pescam elogios: os narcisistas discretos adoram ser elogiados, mas não vão se gabar diretamente. Em vez disso, eles podem minimizar suas habilidades, esperando que você os contradiga e, consequentemente, os elogie.
2. Se sentem especiais: eles acreditam que têm algo que os distingue, alimentando sua noção grandiosa de serem melhores e mais inteligentes que os outros.
3. Desprezam os outros: esses indivíduos são mestres em manifestar desdém e condescendência sutis, seja através de uma sobrancelha levantada, um encolher de ombros ou um olhar de desprezo.
4. Fazem favores por algo em troca: raramente você verá um narcisista fazendo algo sem segundas intenções. Eles tendem a ajudar quando podem obter algo em troca.
5. Culpam você pelo comportamento deles: narcisistas discretos raramente assumem a responsabilidade por suas ações. Eles podem distorcer a situação para fazer parecer que você é o culpado pelo comportamento inadequado deles.
6. Costumam manipular: eles são mestres em mostrar descontentamento ou manipular situações de maneira sutil e passiva, seja através do tratamento silencioso, procrastinação intencional ou comentários sarcásticos.
7. Possuem relacionamentos problemáticos: narcisistas discretos muitas vezes têm histórico de relacionamentos que terminaram em conflito, pois têm dificuldade em manter relações saudáveis e equilibradas.
No final das contas, lidar com um narcisista discreto pode ser um desafio. Eles são charmosos e sutis, tornando a detecção do seu comportamento prejudicial muito mais difícil. Esteja atento a esses sinais e lembre-se, seu bem-estar emocional vem em primeiro lugar.