A maioria das pessoas acredita que o vinagre é uma boa opção para reduzir as impurezas de frutas e legumes, porém, não há nada mais equivocado. Infelizmente, esse truque que foi ensinado há anos não tem comprovação científica. Além disso, é possível que a higienização não seja efetiva, colocando sua saúde em risco. Saiba quais são as principais contraindicações ligadas a essa dica popular.
Veja também: Esponjas de glicose: 5 legumes poderosos que sugam o açúcar do sangue
Você precisa parar de higienizar os alimentos com vinagre
Apesar de ser amplamente utilizado como um agente de limpeza em outras situações, o vinagre não é capaz de eliminar efetivamente microrganismos. Nesse sentido, não adianta continuar imaginando que o álcool e os ácidos são suficientes.
A concentração de ácido acético na composição não é tão alta, portanto, impossibilita a destruição dos germes. Nesse sentido, é fundamental abandonar essa prática e adotar métodos de higienização mais seguros e eficazes.
Frutas e legumes mal higienizados? Priorize a segurança alimentar
A limpeza inadequada de alimentos pode acarretar em sérios problemas de saúde. Infecções bacterianas, como a salmonela, e doenças transmitidas por infecção, como a cólera, botulismo e toxoplasmose, que exigem atenção médica.
Essas condições resultam em sintomas graves, hospitalizações e até mesmo óbitos. Sendo assim, atente-se a todas as etapas que envolvem o consumo de frutas, verduras e legumes que estiveram em ambientes repletos de organismos vivos.
Como deixar alimentos in natura livres de microrganismos
Uma boa alternativa é o uso de uma solução sanitizante à base de água sanitária. Para preparar essa mistura, basta diluir uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água, deixando os alimentos submersos de 10 a 15 minutos.
Em seguida, lave novamente em água corrente, esfregando bem a superfície para remover o excesso de cloro. Lembre-se que essa etapa é fundamental e evita que resquícios tóxicos permaneçam na casca dos frutos, prejudicando o preparo.