Os motoristas da capital paulista já devem ter percebido uma placa um tanto diferente ao lado do sinaleiro. A placa com a frase “semáforo em modernização” pode ser vista em diversos cruzamentos da cidade de São Paulo, como a Avenida Pompeia, na Zona Oeste.
Leia mais: Serasa Score: perfil do consumidor agora tem dados de contas bancárias
Mas afinal, o que esse aviso quer dizer? Entenda um pouco mais sobre a modernização da sinalização de trânsito.
Semáforo ‘inteligente’
Nos últimos anos, São Paulo tem sofrido com apagões na rede semafórica, causados por quebras e furtos de cabos elétricos de cobre. A concessionária Ilumina SP decidiu promover uma modernização nos equipamentos, trocando os antigos por novos e implementando aparelhos “inteligentes”.
Os semáforos são gerenciados remotamente e podem coordenar o fluxo conforme o tráfego da via, potencialmente reduzindo a incidência de congestionamentos. O objetivo da instalação é melhorar a fluidez e a gestão do trânsito.
A agência reguladora prevê a instalação dos novos equipamentos em toda a zona do rodízio paulista. Ainda não há mais detalhes técnicos sobre o novo sistema.
Contrato bilionário
A operação de revitalização dos semáforos da capital começou no ano passado, logo após a assinatura de um contrato de concessão com 17 anos de duração para realização desses serviços. A Prefeitura de São Paulo informa que o contrato ligado aos semáforos tem duração de 60 meses e custo de R$ 1,12 bilhão.
A SP Regula (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo), em parceria com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), é responsável pela administração do contrato.