O celular é o nosso companheiro do cotidiano. Seja qual for o local que estamos rumando, ele provavelmente será levado junto. Portanto, a ativação dos dados móveis é sempre bem-vinda para podermos desfrutar ao máximo do seu uso e receber notificações em tempo real.
Veja também: Será Android ou iPhone: quais celulares os bilionários carregam no bolso?
Porém, o que muitas pessoas esquecem de fazer é desativar o Wi-Fi logo após terem saído do alcance de seus roteadores. Assim sendo, te convidamos a entender a importância de realizar tal ação minutos antes de sair de casa.
Razões para desligar o Wi-Fi do celular ao sair de casa
Dependendo do local em que você mora, sua cidade pode ter diversas redes públicas, que não necessitam de senha para serem conectadas. Pode parecer perfeito, mas não é bem assim. Em suas particularidades, são menos seguras e mais vulneráveis a ataques cibernéticos. Contudo, por menor que seja a chance de algo realmente acontecer, é preferível ficar nos dados móveis.
Desde já, caso essa seja uma preocupação sua, existem aplicativos focados em proteger suas informações pessoais em locais públicos, como aqueles equipados com VPNs.
Em segundo lugar, temos um impacto direto na economia da bateria. Acontece que a rede Wi-Fi consome energia do aparelho, mesmo quando não usada. Como resultado, se você desligá-la, seu celular não estará buscando nenhuma rede pública. Essa procura contínua consome energia do dispositivo.
Ademais, vale ressaltar que, caso o Wi-Fi estiver ligado e as redes móveis também, o celular pode alternar em alguma situações entre eles.
Devo desligar o Wi-Fi?
Em suma, é preferível desligar o Wi-Fi e ficar somente nos dados móveis até que você se conecte a uma rede privada. Por fim, desligar a rede sem fio pode permitir que você fique mais concentrado na sua tarefa e consiga ser mais ágil sem distrações próximas, como as notificações apitando.