O abacaxi, assim como outros frutos que têm casca grossa, costuma dificultar a escolha das pessoas. Afinal, nunca se sabe se ele está verde demais ou começando a amadurecer, pronto para preparar sobremesas e sucos.
Veja também: Se você encontrar isso em frutas, pare de comer IMEDIATAMENTE
Nesse caso, existe uma série de truques que podem te ajudar a não errar mais, diminuindo o desperdício. Nesse caso, uma vez que a polpa foi exposta, se ela estiver verde, provavelmente vai precisar ser descartada, devido ao sabor azedo.
Dicas para comprar abacaxi maduro na feira e no supermercado
- Comece puxando a coroa do abacaxi
Escolha uma das partes da coroa do abacaxi, localizada bem na região central, e puxe-a sem fazer força. Desse modo, se o fragmento sair com facilidade, significa que ele realmente amadureceu, apresentando uma consistência agradável.
- Não observe apenas a coloração da casca
Enquanto alguns alimentos realmente revelam seu estado de conservação pela casca, os abacaxis não são assim. Quanto a isso, a aparência amarela não representa um alto nível de maturação e o verde, não reflete um gosto amargo.
- Lembre-se da sazonalidade de cada alimento
No Brasil, as safras de abacaxi ocorrem nos meses de janeiro, fevereiro, outubro, novembro e dezembro. Logo, priorize essas datas, buscando aproveitar seus nutrientes ao máximo, além de economizar bastante dinheiro.
Abacaxi: quais são as principais variedades?
Abacaxi Pérola: esta variedade é bem adocicada e menos ácida, facilitando o consumo in natura, em saladas de fruta, por ter poucas fibras.
Abacaxi Havaí: além de ter se popularizado no Brasil nos últimos anos, equilibra doçura e acidez, tornando-se uma boa escolha para drinks.
Abacaxi Smooth Cayenne: o Cayenne é o maior abacaxi de todos e o sabor costuma variar dependendo do processo produtivo.
Agora que você conhece as variedades de abacaxi e a forma correta de escolher o mais maduro, não esqueça dessas dicas na hora de ir às compras.