Síndrome do impostor: 10 sinais de que você se sente uma verdadeira fraude

Pesquisa recente ressaltou algumas características-chave associadas a essa síndrome intrigante, que afeta mais pessoas do que se imagina.



Sente que sempre está prestes a ser descoberto, como se o seu sucesso fosse apenas um golpe de sorte? Ou talvez tenha dificuldade em aceitar elogios, achando que não merece realmente o reconhecimento que recebe? Se você se identificou com essas situações, pode ser que esteja sofrendo da chamada síndrome do impostor.

Leia também: As mulheres têm um superpoder oculto que precisam aprender a liberar

Uma pesquisa recente ressaltou algumas características-chave associadas a essa síndrome intrigante, que afeta mais pessoas do que se imagina. Quem nunca questionou sua própria competência em meio ao progresso? Quem nunca sentiu que não merecia as conquistas alcançadas?

Segundo o estudo, essas são algumas das características comuns entre as pessoas que se sentem uma fraude.

10 sinais da síndrome do impostor

#1. Autoestima abalada: aqueles que sofrem dessa síndrome muitas vezes têm baixa autoestima e estão sujeitos a sentimentos negativos como ansiedade e culpa.

#2. Culpando os outros: eles atribuem suas realizações a fatores externos, como sorte, enquanto os fracassos são internalizados como uma prova de sua suposta falta de competência.

#3. Honestidade e humildade complicadas: aqueles com síndrome do impostor podem demonstrar falta de honestidade consigo mesmos e ter dificuldade em expressar humildade. Essa modéstia exagerada pode ser tão extrema que contradiz até mesmo a própria modéstia.

#4. Autodúvida extrema: essas pessoas questionam suas habilidades de maneira exagerada, o que pode levar a evitar desafios e a não crescer profissionalmente.

#5. Insegurança nas habilidades: a dúvida constante nas próprias habilidades e o medo do fracasso são características marcantes.

#6. Procrastinação: a tendência à procrastinação no trabalho também pode ser um indício da síndrome do impostor.

#7. Sentimento de alienização: sentir-se desconectado de si mesmo ou que está representando um papel falso.

#8. Expectativas infladas dos outros: perceber que os outros esperam mais de suas habilidades do que você mesmo.

#9. Ambição em excesso: ter uma necessidade intensa de sucesso e realização.

#10. Necessidade de aprovação: valorizar excessivamente ser admirado e aprovado pelos outros.

Enquanto algumas dessas características podem indicar uma autoconsciência saudável, a síndrome do impostor vai além, levando a uma constante autossabotagem e afastamento de oportunidades.

Se você se identificou com vários destes sinais, pesquisadores sugerem que estabelecer metas realistas e moderadamente desafiadoras pode ajudar a enxergar suas habilidades de forma mais equilibrada. Reconhecer a síndrome é o primeiro passo para superá-la e reconquistar a confiança em suas realizações.




Voltar ao topo

Deixe um comentário